Blog Clinica Lucas Miranda

Fique por dentro das novidades!

O que você faria para retardar os efeitos do tempo no seu rosto? Manter a aparência linda e rejuvenescida é um desafio. E, não por coincidência, no mês das crianças vamos falar da famosa pele jovial que todo mundo busca (desde cedo).

Quem tem ou já teve acne sabe o quanto é desagradável. As famosas espinhas e cravos deixam o rosto vermelho, irritado, poros dilatados e inflamações que costumam piorar em períodos mais quentes.

A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas do rosto que atinge pessoas em todo mundo. Popularmente conhecida como espinhas e cravos, é bem mais comum na adolescência, período  de alterações hormonais, mas pode comumente afetar os adultos, em especial as mulheres.

Quando os óstios foliculares, aqueles orifícios muito pequenos por onde os pêlos nascem, são obstruídos por óleo e restos celulares, as glândulas sebáceas inflamam, dando origem às acnes. O processo é bastante comum, sendo mais presente em pessoas com caraterísticas de pele naturalmente oleosa.

Algumas pesquisas sugerem que sim, os homens envelhecem mais lentamente até os 60 anos de idade. Apesar de não comprovado, acredita-se que a testosterona seja a grande responsável pela preservação da pele masculina.

Buscar meios para sentir-se bem e cuidar da autoestima não é uma exclusividade feminina. Mesmo que o assunto seja menos falado entre os homens, os procedimentos estéticos voltados ao público masculino existem e já são aproveitados por milhões pessoas em todo o mundo.

A pele do homem, assim como a feminina, precisa igualmente de cuidados diários. É comum notar impaciência ou desvalorização da necessidade do uso de protetor solar e hidratantes, o que é esperado de uma sociedade que associa esse tipo de precaução à fragilidade da masculinidade.

É comum ver flacidez na pele após cirurgia bariátrica, uma vez que a perda de peso ocorre de modo acelerado e ocasiona mudanças na pele do abdômen, seios, nádegas, braços e pernas. Os excessos de pele podem ser corrigidos aos poucos, com a ajuda de um cirurgião plástico.