Quando se fala em cuidados com a pele, logo se pensa em tratamentos para envelhecimento e combate à rugas, marcas de expressão e flacidez. No entanto, o tecido cutâneo pode apresentar uma série de problemas considerados graves à saúde do organismo que podem acabar tirando a sua paz.

Vale lembrar que a pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, está vulnerável a diversos tipos de enfermidades, que vão desde uma simples alergia até situações mais intensas. Por exemplo: o surgimento de uma vermelhidão pode ser irritação a algum tipo de produto, ou uma lesão mais séria que exige exames e investigação.

Não estamos 100% livres de contrair uma doença de pele, mas muitas podem ser facilmente evitáveis desde que você tome os cuidados necessários. Abaixo, listei as principais – e a forma de se prevenir delas.

Veja!

Dermatite

A dermatite é uma das doenças de pele mais comuns, que pode ser causada por motivos diversos. Ela acomete várias partes do corpo, se caracterizando basicamente por coceira, vermelhidão, descamação, pequenas bolhas, ardência e queimação.

Contudo, esses sintomas dependem do tipo da dermatite, que se divide em:

Dermatite de contato: quando alguma parte da pele é exposta a substâncias que causam irritação ou alergia, podendo apresentar vermelhidão, fissura e ressecamento da pele.

Dermatite atópica: nesse tipo de dermatite a pele é mais seca e sofre com coceira intensa, apresentando lesões que formam crostas, podendo ou não descamar.

Dermatite seborreica: essa condição acomete áreas mais oleosas, como couro cabeludo, laterais do nariz, pálpebra, tórax e sobrancelha, tendo como características a coloração avermelhada, descamação e escamas esbranquiçadas ou amareladas.

Para evitar doenças de pele como a dermatite, o ideal é tomar banhos rápidos e mornos, utilizar sabonetes e cremes neutros e manter a pele sempre hidratada.

Câncer de pele

O câncer de pele é uma doença que responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil; o INCA (Instituto Nacional do Câncer) registra cerca de 185 mil novos casos a cada ano.

Geralmente a condição se caracteriza por manchas que coçam, descamam ou sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma e feridas que não cicatrizam são sinais de alerta.

Embora a doença seja grave, sua prevenção tem a ver com hábitos simples, como:

• Utilizar filtro solar diariamente, aplicando a cada 3 horas;
    • Evitar a exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas. Caso não seja possível, fique na sombra o máximo de tempo que puder.
    • Utilize outros tipos de protetores além do filtro solar, como óculos de sol, chapéus, bonés, camisetas, entre outros.

Herpes

A herpes é uma doença de pele infecciosa causada pelo vírus HSV 1 e 2, que provoca feridas e machucados em algumas partes do corpo, principalmente nos lábios e na região genital.

Normalmente, a condição causa pequenas bolhas cheias de líquido formando crostas que, ao romper, levam o paciente a sentir coceira, ardor, formigamento e, alguns casos, febre. Após infectado pelo vírus, a pessoa permanece com ele por toda a vida.

Para evitar a manifestação da doença é necessário manter a imunidade em alta com uma boa alimentação. Além disso, deve-se evitar a exposição ao sol e manter hábitos básicos de higiene como não compartilhar objetos íntimos ou pessoais, incluindo roupas e artigos de maquiagem. Outro fator importante é ter relações sexuais sempre com o uso de preservativo.

Sarna

A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por ácaros que se agrupam e se espalham rapidamente. O sintoma mais comum é a coceira intensa, além da vermelhidão.

A doença tem cura por meio da realização de tratamento indicado pelo dermatologista, que inclui remédios tópicos e/ou orais para aliviar a coceira e eliminar o ácaro.

A prevenção dessa doença de pele é muito simples: não compartilhe roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas com outras pessoas e evite contato íntimo com quem tem hábitos higiênicos duvidosos.

Se você tem alguma dúvida sobre doenças de pele ou precisa de tratamento para alguma condição cutânea, entre em contato com a Clínica Lucas Miranda e agende sua consulta!