fbpx

Marque sua consulta

    Nunca se comprou tanto cosméticos como nos últimos anos. A valorização da autoestima e o fato de querer estar sempre bonita e bem cuidada fez o mercado da beleza crescer no Brasil, principalmente com o trabalho dos influenciadores digitais.

    Com a pandemia, o hábito de compra  mudou: as lojas virtuais se tornaram queridinhas de muitos consumidores, por preço e praticidade no processo. Por isso, é comum encontrar vários produtos fechados, que compramos e nem nos lembramos, espalhados nas necessaires pela casa.

    Nenhum problema, exceto o prazo de uso. Temos uma tendência a achar que a make pode ser utilizada eternamente, sem nenhum prejuízo para a saúde, mas não é bem assim.

    Como qualquer outro produto, a maquiagem também possui uma data de validade que deve ser respeitada. Caso contrário, efeitos colaterais desagradáveis podem surgir.

    Maquiagem vencida: o que acontece com a nossa saúde?

    Muitas pessoas acreditam que o único problema da maquiagem vencida é ela deixar de cumprir a sua função. Ou seja , o rímel fica mais seco e não define bem os cílios, o batom esfarela na boca, a base que craquela ao ser aplicada.

    Contudo, esse passa longe de ser o único perigo ao utilizar make com data expirada. Acontece que, com o passar do tempo, os conservantes e os produtos de beleza perdem o efeito. Fora da composição original, a maquiagem pode se tornar o lugar ideal para o desenvolvimento  de fungos e bactérias que, por sua vez, causam irritações e alergias.

    Além da questão dermatológica, maquiagem vencida para região dos olhos, como lápis, máscaras para cílios e delineadores, podem trazer prejuízos indeléveis à saúde ocular. Não raro, surgem problemas como conjuntivite, coceiras, alergias e infecções na mucosa da região, tudo porque um produto de beleza passou do prazo.

    Como se não bastassem todas essas reações, cosméticos vencidos ou em má condições entopem os poros, provocando acne, foliculite e descamação da pele.

    Melhor não, né?

    Como manter a maquiagem em boas condições de uso?

    Com tantos malefícios, maquiagem vencida nunca mais! Para evitar cair nessa cilada, evite comprar cosméticos exageradamente, a não ser que você seja maquiadora e trabalhe com variedades para atender às demandas. Do contrário,  mantenha um estoque de fácil utilização dentro do prazo de validade registrado na embalagem.

    Também é preciso acondicionar o produto em locais com boas condições. Ou seja, protegendo-o da luz, umidade e calor, preferencialmente dentro de uma  maleta ou caixa bem seca, em um lugar mais fresco e onde não bata sol.

    Por último, é preciso descobrir o tempo de validade de cada item de maquiagem, conforme tabela divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Alguns padrões são:

    • Bases aquosas: 12 meses
    • Bases oleosas: 18 meses
    • Batom: 48 meses
    • Corretivos: 18 meses
    • Delineador: de 6 a 12 meses
    • Gloss:  de 6 a 12 meses
    • Máscara de cílios (rímel): 6 meses
    • Pó (compacto e solto), blush e iluminador: de 18 a 24 meses;
    • Sombra compacta: 36 meses

    Maquiagem vencida pode apresentar sinais?

    O primeiro passo para identificar uma maquiagem vencida é através da data impressa na embalagem de cada produto. Se o uso da make é pontual e você só a utiliza em ocasiões especiais, não compre cosméticos faltando pouco tempo para vencer.

    No entanto, a indicação no verso da embalagem pode se apagar com o tempo, ficando difícil averiguar se cada um está vencido ou não. Muitos têm um símbolo de produto aberto com um número e uma letra. Por exemplo: 6M é 6 meses, 24M é 24 meses.

    Em último caso, se nada na embalagem estiver informando o prazo de uso, é importante observar qualquer alteração no produto, como cheiro, cor, consistência e capacidade de fixação. Ah, dica: pontos verdes, cinzas ou brancos são sinais de que a make foi contaminada.

    Usei maquiagem vencida, e agora?

    O fato de usar maquiagem vencida não significa, necessariamente, que você terá um problema. A coisa toda é sobre prevenir que eles apareçam. Assim, observe qualquer  reação alérgica após o uso do produto que passou do prazo.

    Se você perceber que algo está diferente na sua pele, não passe nenhum tipo de pomada ou qualquer produto dermatológico. O protocolo é:

    • lave bem o rosto;
    • aplique compressas de soro gelado para aliviar o ardor;
    • busque auxílio dermatológico o quanto antes.

    Lembre-se: o dermatologista é quem entende a reação da make na sua pele e pode indicar o tratamento adequado.

    Está com dúvidas sobre os perigos do uso da maquiagem vencida ou precisa de cuidados para tratar condições de alergias provocadas por cosméticos? A Clínica Lucas Miranda está à disposição para consultas, exames, diagnóstico e prescrição de medicamentos de acordo com cada caso.

    Entre em contato com a gente e marque sua consulta!