fbpx

Marque sua consulta

    Já aconteceu de você usar um brinco ou piercing e, depois de uns dias, perceber que surgiu uma bolinha no mesmo lugar? Essa protuberância que geralmente se destaca nesses casos se chama queloide.

    A queloide, ou cicatriz queloidiana, é uma marca volumosa que aparece na pele. Esse volume do tecido cicatricial é resultado da presença de uma grande quantidade de colágeno, proteína que se desenvolve ao redor da pele danificada e auxilia no selamento da ferida.

    Vários tipos de lesões na pele podem contribuir para o aparecimento de queloides. Entre elas, estão piercings e brincos, cicatrizes de acne, queimaduras, cirurgias ou até mesmo tatuagens.

    A queloide pode aparecer tanto em mulheres quanto em homens, além de encontrar mais facilidade de se desenvolver em pessoas de pele negras e de origem asiática.

    Na maioria dos casos, a queloide apresenta grande espessura, manchas, cor avermelhada e/ou endurecimento da pele ao redor da ferida – além de dor e coceiras em algumas pessoas.

    Queloide ou Cicatriz Hipertrófica?

    Antes que você se pergunte, existe, sim, uma diferença – e bem significativa – entre a queloide e a cicatriz hipertrófica. Ambas são formas de cicatrização irregulares na pele, porém se diferem em alguns fatores.

    A queloide é uma lesão que não regride espontaneamente e que ultrapassa os limites da cicatriz original.  Já a cicatriz queloide, além de ser menos volumosa, por vezes regride espontaneamente e se limita às margens da cicatriz original.

    Tratamentos para queloide

    Existem alguns tratamentos dermatológicos que auxiliam no tratamento cicatriz queloidiana.

    Os mais indicados são:

    Creme e pomadas para queloide 

    Existem algumas pomadas específicas para o tratamento de queloide, quando o quadro do caso é leve, pois elas fazem o trabalho de reduzir o volume da lesão.

    Tratamento com laser

    O laser pode ser uma ótima opção para quem tem problemas com queloide. Isso porque esse tratamento ajuda na diminuição da altura da cicatriz e, também, na padronização da cor da pele em volta da mesma.

    O tratamento com Laser de CO2 fracionado e a Luz Intensa Pulsada são duas opções úteis no tratamento da condição

    Remoção cirúrgica de queloide

    Este tratamento é realizado através da remoção da área em que a cicatriz queloidiana se encontra. Porém, é comum que haja a recidiva (por vezes, pior!) do queloide. A opção cirúrgica deve ser avaliada com muita cautela devido a este risco.

    A Clínica Lucas Miranda está sempre à disposição para te ajudar a escolher os tratamentos que podem deixar sua pele ainda mais bonita, sempre colocando a saúde em primeiro lugar!

    Se quiser, deixe sua pergunta sobre queloide nos comentários abaixo ou entre em contato para agendar um bate-papo comigo!