fbpx

Marque sua consulta

    Melhor tratamento para estrias: laser ou carboxiterapia?

    Quando as estrias começam a surgir, muita gente fica com a autoestima abalada – principalmente as mulheres. Afinal, elas são muito visíveis e podem ocorrer em qualquer idade da vida, dependendo de fatores particulares, como genética, ou externos, como a gravidez ou o estiramento da puberdade.

    O que muita gente não sabe é que a medicina se desenvolveu a ponto de solidificar tratamentos para estrias que não necessitem de intervenção cirúrgica. Eles podem ser feitas de forma segura e eficiente nas clínicas de dermatologia.

    Mas, afinal, o que são as estrias?

    Estrias são aquelas cicatrizes em forma de “linhas” que aparecem na pele a partir da decomposição das fibras elásticas e colágenas, causando uma espécie de fissura nos tecidos. O resultado dessa destruição de fibras são as estrias, que podem ser completamente indolores ou acompanhadas de coceira e ardência.

    Vale lembrar que as estrias não aparecem apenas em partes do corpo específicas, seja pelo ganho de peso ou crescimento da derme. Ainda que sejam bem mais frequentes em áreas que tendem a armazenar a gordura – como barriga, braços, nádegas e coxas –, elas podem ser vistas em qualquer lugar que tenha sido esticado.

    Não há nenhuma evidência de que as estrias possam ser evitadas, uma vez que seus fatores de aparecimento são muito diversos. A prevenção das estrias, portanto, deveria ser tentada a partir da uniformização da pele, ou seja, nada do estica e puxa – que, podemos convencionar, é impossível. Afinal, ao longo da vida, crescemos, engordamos, emagrecemos, engordamos de novo… são raras as pessoas que conseguem manter o “tamanho” da pele (maior órgão que temos) por todo o seu tempo de desenvolvimento.

    Há rumores que o uso de hidratantes possa prevenir a formação de estrias. Porém, não comprovação científica deste fato. Pelo sim ou pelo não, ele ajuda, e muito, a manter a pele saudável e macia.

    Contudo, a boa notícia é: quando elas aparecem, o tratamento, como dissemos ali em cima, é possível. Se você não é do grupo que se sente confortável com os desenhos em linhas que aparecem na pele, ou que apareceram em um momento específico, há possibilidades de tratamentos para suavizá-las de forma que pareçam até eliminadas.

    De pomadas a tratamentos a laser para estria, depende da avaliação médica a definição do protocolo a ser seguido. A primeira sugestão do dermatologista, em qualquer linha de tratamento sugerida, é evitar o efeito sanfona, ou seja, o engorda-emagrece-engorda a que muitos de nós nos sujeitamos ao longo dos anos. Para tratar as estrias é preciso se comprometer com disciplina nutricional. A partir daí, os tratamentos que listamos abaixo vão dar muito mais resultado.

    Tratamento a laser para estrias

    O primeiro recurso de quem não quer apelar para a cirurgia plástica no intuito de ter uma pele uniforme e sem listras é o tratamento a laser para as estrias. Ele é a escolha certeira, uma vez que cremes, loções e géis, mesmo que sugeridos para a atenuação do quadro, não vão conseguir, sozinhos, cumprir com o objetivo.

    Como não existe uma cura definitiva para o problema, a terapia a laser vai agir com o objetivo de tornar as estrias menos perceptíveis, trazendo mais autoestima para quem as vê como um problema. E, nesse caso, o tratamento a laser mais indicado pelos dermatologistas é o de CO2 Fracionado.

    O CO2 Fracionado pode ser utilizado tanto nas estrias avermelhadas quanto nas esbranquiçadas e o número de aplicações vai variar de acordo com o tipo de estria e da pele da paciente. A principal vantagem dessa tecnologia é que ela é de altíssima precisão e, portanto, resultados satisfatórios podem ser vistos desde a primeira sessão.

    Dependendo do quadro geral das estrias, bastam poucas sessões para que o resultado esperado seja obtido.

    Além disso, a recuperação da sessão de laser C02 Fracionado é mais curta, e bem mais tranquila, se comparada a de uma intervenção cirúrgica. A maioria dos pacientes que procuram esse tratamento a laser para estrias não necessita de nenhuma medicação para dor ou vários dias para recuperação.

    No tratamento à base de CO2 fracionado, os possíveis desconfortos são:

    • aquecimento momentâneo na pele, devido aos feixes de luz;
    • inchaço na região no dia da aplicação do laser.

    Vale lembrar que esse tratamento contra estrias deve ser indicado pelo médico dermatologista e feito dentro de uma clínica especializada e autorizada para esse tipo de atividade. Aliás, qualquer tratamento a laser na pele precisa ser realizado por profissionais capacitados e com alvará para desempenhar a função dentro de seu espaço físico.

    Carboxiterapia para estrias

    Outra forma de tratar as estrias é através da carboxiterapia, que vem se popularizando principalmente entre o público feminino, graças à sua ação no combate à celulite e à flacidez da pele. Nesse tratamento é injetado gás carbônico medicinal sob a pele, no intuito de eliminar marcas e cicatrizes e tornar a pele mais rija.

    Isso é possível graças à vasodilatação dos tecidos causada pelo gás, que promove aumento da produção de colágeno.

    Portanto, além de servir como um bom tratamento para estrias, a carboxiterapia também é válida para a diminuição de celulites, flacidez, gordura localizada e até mesmo olheiras, ao reduzir o inchaço da região e clarear a pele. As sessões dessa terapia são indicadas pelo médico dermatologista, a partir da análise do quadro da paciente.

    Os principais benefícios da carboxiterapia na tentativa de diminuir as estrias são a produção de fibras de colágeno, que dão sustentação à pele, e a melhoria do aspecto e tamanho destas “cicatrizes”. Esses objetivos são alcançados dentro das sessões indicadas pelo dermatologista em cada caso, mas, de maneira geral, estimam-se dez sessões com intervalo de 15 dias entre elas para os melhores resultados.

    Embora seja oferecido em vários centros de estética, é preciso ter cuidado redobrado ao optar por um local para fazer o tratamento de carboxiterapia, uma vez que essa escolha é contraindicada em algumas ocasiões, tais como quadros de alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes, doença cardíaca ou complicações pulmonares prévias.

    Assim, só realize o tratamento com um dermatologista especialista na aplicação de gás subcutâneo, com comprovação de estudo da técnica. Ao fazer em clínicas de estética, certifique-se de que o profissional responsável pelas suas sessões tenha especialização em fisioterapia dermatofuncional e conhecimento comprovado da técnica.

    Nas sessões, há leve dor e inchaço no local da injeção e podem surgir pequenos hematomas, que vão desaparecendo aos poucos.

    Qual é o melhor tratamento para estrias?

    Essa resposta só pode ser dada pelo dermatologista responsável por avaliar o quadro dos pacientes, uma vez que cada caso é um caso. Há quem vá se sair bem com poucas sessões de CO2 Fracionado e há quem pode obter resultados melhores a partir da carboxiterapia. Portanto, uma consulta médica prévia é indispensável para a definição da melhor linha de tratamento.

    Contudo, costumo dizer, aqui na Clínica Lucas Miranda, que pessoas menos resistentes a dor podem ser sentir menos desconfortáveis com os tratamentos a laser para estrias, uma vez que a aplicação do gás da carboxiterapia sob a pele pode doer bastante, uma vez que sua entrada na pele provoca um leve descolamento local.

    Ainda assim, essa dor só é sentida no consultório ou, no máximo, no dia da aplicação, não perdurando por vários dias.

    Vale lembrar que a dor persistente depois de um tratamento a laser ou a gás pode ser um efeito colateral, e, nesse caso, o médico dermatologista deve ser rapidamente consultado.

    Para fazer o tratamento de diminuição de estrias a laser ou através da carboxiterapia com segurança e eficácia, conte com a Clínica Lucas Miranda. Estou à disposição para fazer um estudo das possibilidades do seu caso e indicar uma linha terapêutica que gere os resultados esperados, melhorando sua autoestima e dando mais vivacidade ao aspecto da pele.

    Se quiser, agende sua consulta online e vamos, juntos, descobrir se o tratamento a laser por CO2 Fracionado ou a carboxiterapia podem fazer uma diferença positiva na sua pele.