Quais são os tratamentos disponíveis para o envelhecimento das mãos?

Quais são os tratamentos disponíveis para o envelhecimento das mãos?

Uma verdade absoluta da medicina é: todo mundo quer se sentir bem. E não só em relação à saúde, em si, mas também à aparência e às mensagens que o corpo envia ao mundo.

Por isso, nós, médicos da área de dermatologia, vivenciamos, nos últimos anos, um grande aumento na procura por procedimentos estéticos. As pessoas, de fato, estão mais preocupadas com a aparência do rosto e do corpo.

Contudo, o que vejo em minha prática diária é que existe uma certa negligência nos cuidados com as mãos.

Isso se dá porque, às vezes, o paciente fica tão preocupado com a aparência do seu rosto que se esquece de um detalhe: com o passar do tempo, toda a pele envelhece de maneira uniforme.

Isso significa que as mãos, tão expostas no dia a dia quanto o rosto, também devem receber cuidados especiais.

Minha rotina de consultório me mostra que existe uma dissociação entre estética facial e a estética do dorso das mãos. Sempre brinco, com minhas pacientes, que esse descuido acaba “entregando a idade”. Afinal, se não nos atentarmos, as rugas e manchas aparecem nas mãos mesmo quando o rosto está intacto.

As diferenças podem ser imensas!

Então, anote aí: é preciso cuidar das mãos da mesma forma com que a gente cuida do rosto. O tempo é implacável e chega para o dorso das mãos assim como chega para o rosto, o pescoço, o colo…isso faz do uso de protetor solar, hidratante e outros cremes adequados à pele um hábito muito útil para evitar o envelhecimento precoce.

Como evitar o envelhecimento precoce das mãos

Mas, quando o envelhecimento chega – e, pode ter certeza, ele vai chegar –, existe uma luz no fim do túnel: a medicina dispõe de algumas tecnologias e técnicas de forma a burlar, ou retardar, esse sinal do tempo.

E quais são as características que a gente consegue melhorar para evitar o envelhecimento precoce do dorso das mãos?

Vou eleger três das principais delas e passá-las com você.

O primeiro ponto que merece atenção é a melanose solar, a famosa “mancha”. Ela é geralmente castanha e surge com a idade, fruto do passar do tempo e da exposição da pele ao sol. Elas merecem atenção porque geram um aspecto envelhecido nessa região da pele.

Uma forma de tratar essas manchas que eu, particularmente, acho muito eficaz, é através de um laser específico, chamado ND Yag, da Spectra. É comum que o problema consiga ser resolvido, através dele, em apenas uma sessão.

A segunda característica da pele do dorso das mãos que também merece nossa atenção é a flacidez. A pele, com o tempo, vai ficando cada vez mais flácida, fina e inelástica. Um tratamento eletivo para essa característica, a meu ver, é o baseado em bioestimuladores.

O mercado possui, hoje, dois bioestimuladores muito interessantes:

  • Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse);
  • Ácido polilático (Sculptra).

Apenas algumas aplicações, como três ou quatro, já são o suficiente para reestabelecer a elasticidade e os níveis de hidratação da pele.

O terceiro ponto que merece atenção está ligado ao emagrecimento: assim como ocorre na face, a mão também emagrece quando a pessoa perde peso. Dessa forma, os tendões e estruturas vasculares acabam se tornando muito visíveis, dando um aspecto cadavérico ao dorso das mãos.

O tratamento para evitar essa aparência é o preenchimento, através de dois produtos testados e aprovados para a finalidade: o Radiesse e o ácido hialurônico, que consegue criar volume e retornar às mãos seu aspecto normal, mais gordinho.

Falamos, nesse post, sobre alguns tratamentos estéticos para o dorso das mãos, adequados à cada característica do processo de envelhecimento precoce da pele dessa região.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato através dos comentários, que serão respondidos individualmente, ou agende sua visita à Clínica Lucas Miranda.