Hidratação da pele: entenda a importância do cuidado

hidratação da pele

Hidratação da pele: entenda a importância do cuidado

A pele hidratada é bonita, vistosa e exala saúde – e é por isso que o hábito da hidratação não pode faltar na sua rotina de skincare. E, antes que você caia em dúvida, já respondo: sim, essa rotina também é essencial para quem tem a pele oleosa.

O motivo é bem simples: a hidratação ameniza os danos causados pelo ressecamento, previne o envelhecimento precoce, ilumina a pele e aumenta significativamente a autoestima. Mesmo com tantos benefícios, muita gente ainda pula essa etapa de cuidados, principalmente por encontrar mais dúvidas e obstáculos (sobre passo a passo, produtos e tratamentos, por exemplo) do que soluções.

Esse é seu caso? Então continue aqui comigo para ver como investir na correta hidratação da pele e ver os resultados bem rapidinho.

Por que fazer a hidratação da pele?

Esse passo importante da rotina de skincare ajuda a pele, principalmente a do rosto, a se fortalecer para enfrentar agressões externas, como raios solares e poluição. A hidratação da pele também atenua os sinais de cansaço e estresse e ocorre de duas formas: com procedimentos corretos, envolvendo tratamentos estéticos e/ou produtos cosméticos, e com a ingestão de pelo menos três litros de água por dia.

Assim, essa fase dos cuidados com o rosto vai além de “apenas” repor a água: é uma forma de proteger e fortalecer a derme para os desafios do dia a dia.

Vale lembrar que uma pele hidratada tem menos inclinação a desenvolver flacidez, envelhecimento precoce, rugas e linhas finas, já que a hidratação preenche a pele, evitando que os sinais do tempo apareçam antes da hora para te incomodar.

Mitos e verdades sobre a hidratação da pele

Se engana quem pensa que quem tem a pele oleosa não precisa se entregar à rotina da hidratação! Essa etapa é essencial para todos os tipos de pele e, em termos técnicos, a oleosa sofre com a produção excessiva de sebo, que nada tem a ver com a hidratação.

Para evitar entupir os poros, você pode preferir versões em sérum ou gel do seu hidratante preferido.

Outro mito bastante comum é de que no verão não é preciso hidratar a pele. Apesar de, no inverno a pele ter mais chance de ficar ressecada, ela se beneficia de hidratação em todas as estações do ano.

Esse hábito já está firme na sua rotina, mas o resultado está demorando a aparecer? Alguns obstáculos podem estar prejudicando o progresso da hidratação, como tomar banho muito quente. Essa é uma prática que, por melhor que seja (principalmente no inverno!), causa ressecamento na pele. Quando o banho frio está fora de cogitação, a dica é trocar a temperatura alta para a morna.

Por fim, a grande verdade é que a ingestão de água ajuda a hidratar a pele e potencializa todos os tratamentos estéticos que você quiser fazer, seja com cremes e outros cosméticos ou com procedimentos dermatológicos mais duradouros. Aliás, tomar água faz bem para a saúde do corpo em geral!

Por isso, se você ainda não bebe pelo menos três litros por dia, comece imediatamente! A ingestão de líquidos é essencial para o bom funcionamento dos órgãos e tecidos.

Hidratação da pele no consultório dermatológico

Para um excelente resultado é indispensável passar no médico dermatologista antes de começar a rotina de skincare, principalmente para receber ajuda especializada na escolha dos melhores produtos para essa etapa. Afinal, dada a infinidade de opções disponíveis no mercado, escolher sem recomendação médica pode acabar sendo um desperdício de dinheiro.

Isso acontece porque alguns produtos entopem os poros, especialmente se não são recomendados para o seu tipo de pele. Você também pode se beneficiar se utilizar uma rotina de skincare personalizada, com tratamentos e produtos específicos para as suas necessidades.

O dermatologista também pode prescrever procedimentos específicos se entender, após a avaliação dermatológica, que eles serão benéficos para cada caso.

 

Aqui na Clínica Lucas Miranda temos tratamentos modernos e tecnologia de ponta e prezamos pelo bem estar e saúde dos pacientes. Se quiser saber mais, agende sua consulta e venha nos fazer uma visita!