fbpx

Marque sua consulta

    O médico dermatologista é especialista em diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de enfermidades relacionadas à pele e tecidos cutâneos. Assim como em qualquer outra consulta clínica, é necessário que o paciente passe pela avaliação dermatológica. Ela ajudará no melhor tratamento de suas questões. 

    Então, a partir do exame dermatológico, o profissional conseguirá identificar alterações na pele do paciente e, a partir disso, prescrever o tratamento mais indicado. 

    O que é avaliação dermatológica?

    A avaliação dermatológica, realizada pelo médico dermatologista, consiste no exame do paciente em busca de lesões, alergias, manchas ou sinais relevantes na derme. É composta por dois momentos:

    #1. Anamnese

    O nome é difícil, mas a etapa de anamnese é nada mais do que o momento na consulta em que o profissional busca saber mais sobre a queixa do paciente.

    É nessa hora que surgem históricos familiares, condições de saúde preexistentes, uso de medicamentos contínuos e qualquer outra informação que seja relevante para o diagnóstico. 

    O médico também perguntará sobre os sintomas: quando surgiram? O que o paciente sente? Já sofreu com algo parecido em outro momento? A possível lesão evoluiu para outra parte do corpo?

    #2. Exame clínico

    No exame clínico, o dermatologista responsável observa o paciente e a queixa. São observadas características do sintoma, como cor, consistência, textura, forma, tipo de lesão, distribuição do problema no corpo e disposição do sintoma. 

    Além disso, na avaliação são observados os seguintes aspectos da pele do paciente:

    • superfície;
    • toque;
    • textura;
    • firmeza;
    • elasticidade;
    • tônus.

    O exame geralmente não demora mais do que alguns minutos, não é invasivo e não exige nenhum preparo especial do paciente. 

    Para realizar o exame, o médico pode utilizar uma lente de mão, que ampliará detalhes morfológicos. Também pode utilizar aparelhos como o dermatoscópio, que ajuda no diagnóstico de lesões pigmentadas. 

    Exames adicionais também podem ser pedidos, conforme avaliação do dermatologista. Biópsias, raspados, luz de wood e outros exames são exemplos de procedimentos que podem ser solicitados na avaliação dermatológica.

    A importância da avaliação dermatológica

    Por que se submeter à avaliação dermatológica? Por meio do exame dermatológico, pode-se detectar diversas doenças, das mais simples às mais perigosas. É possível identificar herpes, psoríase, alergias, e até cânceres de pele. 

    O exame, então, rastreia pistas para o diagnóstico precoce de condições perigosas e ajuda a eliminar possibilidades.

    Além disso, a avaliação dermatológica auxilia o médico dermatologista na prescrição do melhor tratamento estético para a queixa do paciente. Cada caso é um caso, e o que funciona para um não funciona para todos.

    Por isso, é necessário, antes de realizar qualquer procedimento estético e tratamento dermatológico, realizar uma avaliação dermatológica com o médico responsável. 

    É possível realizar a avaliação dermatológica de casa?

    O paciente, antes de procurar o médico, deve ter como hábito o auto exame, buscando sinais suspeitos, lesões ou manchas com configurações diversas. Basta se posicionar frente a um espelho e avaliar atentamente a pele. Não esqueça de avaliar locais pouco expostos, como nuca e entre os dedos dos pés.

    Mas isso não significa, porém, que o auto exame pode substituir a avaliação dermatológica. É apenas um cuidado que o paciente deve tomar, para identificar precocemente sintomas adversos ou sinais indesejados na pele. 

    Dessa maneira, também fica mais fácil informar o médico sobre os detalhes da queixa. Se a questão é flacidez, há quanto tempo ela surgiu? Se intensifica com o uso de algum produto? Já se o problema é alguma pinta suspeita, como ela se comporta? 

    Por isso, prestar atenção aos sinais do corpo é uma questão de saúde e bem estar. Isso auxilia no diagnóstico médico e pode ajudar também na prescrição do melhor tratamento. 

    Mas não se esqueça que o único apto a prescrever qualquer tipo de tratamento é mesmo médico dermatologista. Antes de decidir por algum procedimento, busque um atendimento dermatológico e relate sua queixa. 

    Aqui na Clínica Lucas Miranda, temos profissionais aptos a prescrever tratamentos personalizados para sua pele e retomar a sua saúde, beleza e autoestima. Marque uma consulta!