fbpx

Marque sua consulta

    Olá!

    A internet é uma mídia muito rápida e muito democrática. Nas redes sociais, fala-se muito sobre um procedimento chamado Bichectomia, que é uma intervenção cirúrgica para retirada de um compartimento de gordura na região das bochechas com o objetivo de afinar o terço inferior da face.

    Por isso, vem sendo cada vez mais frequente minhas pacientes me perguntarem se sou a favor ou contra este procedimento.

    Vou responder a esta pergunta, pontuando algumas questões.

    Sabe-se, através de estudos anatômicos, que durante o envelhecimento da face, ocorre reabsorção de gordura… portanto, me parece um contra-senso fazer retirada de gordura almejando benefícios estéticos.

    Além disso, os compartimentos de gordura da face servem de suporte, com o passar dos anos a retirada de um compartimento no terço inferior, pode levar ao “desabamento” de outros, causando aspecto derretido, envelhecido.

    Sabe-se que o coxim gorduroso  de Bichat possui alguns prolongamentos, um deles, chamado de prolongamento temporal faz comunicação com um compartimento de gordura na região temporal. Com a retirada de tecido na região das bochechas, com o passar dos anos, pode haver drenagem da gordura das temporas, causando uma concavidade nesta região, conferindo um aspecto esqueletizado.

    Finalizando, gostaria de alertar sobre os riscos do procedimento cirúrgico. A proximidade que a compartimento de Bichat tem com o ducto parotídeo ou mesmo com ramos do nervo facial torna a área extremamente arriscada. Lesões de tais estruturas podem acarretar sequelas irreversíveis. Já vi experientes e renomados cirurgiões plásticos serem contra a realização deste procedimento, justamente pelo risco envolvido.

    Muitas vezes, conseguimos esse “efeito blush” com um aparente afinamento do terço inferior com outras técnicas, por exemplo, MD Codes (que seria uma sustentação da região malar usando preenchedores…) ou mesmo através da tração promovida pelos fios de sustentação facial…..

    Para saber mais sobre MD CODES, clique AQUI.

    Para saber mais sobre os Fios de Sustentação Facial, clique AQUI.

    Em minha concepção, realizar o afinamento da face através da bichectomia, além de arriscado, é um passo em direção ao envelhecimento precoce.

    Portanto, discuta com seu médico dermatologista, sobre alternativas eficazes e – sobretudo – seguras de atingir esse efeito de afilamento de terço inferior da face.

    Espero ter contribuído com informações úteis a você.

    Um abraço!