Sorrir causa rugas?

Sorrir causa rugas?

Já imaginou um mundo sem sorrisos? Acho que ninguém gostaria de viver em um local assim. O riso é uma das expressões mais maravilhosas do ser humano, revelando toda sua essência e beleza da alma. Agora, é hora de esclarecer de uma vez por todas: sorrir causa rugas?

Para responder, vamos combinar: não se pode ter tudo na vida. Tipo aquela situação do “coma o que quiser, mas depois acerte as contas com a balança”… tudo na vida apresenta uma consequência física, inclusive o sorriso.

Embora a mímica facial contribua para o surgimento das rugas dinâmicas, sorrir é preciso e faz bem para a saúde da alma. Além disso, não podemos colocar no sorriso a culpa pelas linhas de expressão.

Na realidade, a grande responsável por essas marcas é a perda de elasticidade da pele, que ocorre com o passar dos anos.

Se você sorri com frequência, certamente terá mais marcas na pele, já que o sorriso costuma fazer pregas no rosto, formando rugas nos olhos e linhas no canto da boca. Porém, quando se é jovem, a pele tem mais elasticidade, permitindo que as dobras desapareçam rapidamente.

É a perda de colágeno, gordura e outros nutrientes ao longo da vida faz com que a pele fique marcada, e não somente o sorriso. A falta de cuidados com a pele também pode evidenciar rugas, deixando os vincos cada vez mais profundos.

É possível retardar os sinais da idade?

Deixar de sorrir não é condição viável para evitar rugas. Aliás, suprimir emoções diminui o bem estar, te impede de conviver harmoniosamente em sociedade e, no fim das contas, você vai envelhecer do mesmo jeito.

Precisamos, acima de tudo, aceitar nossa condição humana. O tempo passa para todos e, em um belo dia, nosso rosto não será mais o mesmo. Mas se isso te incomoda tanto, a ponto de inibir o sorriso, a ciência está aí para ajudar.

A medicina estética tem avançado muito, desenvolvendo várias soluções para prevenir e tratar as rugas, linhas de expressão e flacidez. Por isso, para retardar esses sinais, o primeiro passo é utilizar diariamente o filtro solar e manter o organismo bem hidratado.

Além disso, há vários tratamentos dermatológicos que estimulam o colágeno e deixam a pele firme e sem rugas.

Veja!

Bioestimuladores

Bioestimuladores são substâncias desenvolvidas especialmente para estimular a produção de fibras de colágeno.

Esse é um dos tratamentos mais eficientes para estimular a formação dessa proteína na pele, trazendo ótimos resultados para o rosto e corpo, especialmente no combate a rugas e flacidez.

Toxina botulínica

A toxina botulínica (ou Botox) é um medicamento injetável que atenua o movimento da musculatura facial, impedindo a transformação da ruga dinâmica (de expressão, só aparece quando sorri) em ruga estática (visível o tempo todo).

Por isso, quanto mais precoce sua aplicação, mais eficaz é a prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Ultraformer III

O Ultraformer III é um aparelho com ultrassom microfocado e macrofocado que emite energia de alta intensidade. Ele aquece a pele até a fáscia muscular, estimulando a produção de colágeno em pontos superficiais e profundos, e melhora a estruturação e contorno facial.

É como um lifting não-cirúrgico, que também trata rugas e atua no rejuvenescimento facial como um todo.

 

Com tantos tratamentos disponíveis, nada de ficar de cara fechada para não formar rugas, hein! Pode sorrir à vontade – aliás, você deve sorrir. Sorrir previne o estresse, aumenta a resposta imunológica do organismo e não tem contraindicação!

Se quiser fazer uma avaliação sobre o tratamento ideal para sua pele, agende sua consulta com o Dr. Lucas Miranda. Estaremos te esperando com sorriso e braços abertos.