fbpx

Marque sua consulta

    Qual a idade certa para começar a aplicar toxina botulínica?

    É fato consumado que os sinais do tempo chegam para todo mundo.

    Algumas pessoas apresentam envelhecimento precoce da pele, principalmente se não tomam os devidos cuidados com ela ao longo da vida – como exposição ao sol em excesso, sem proteção.

    Por outro lado, outras envelhecem no tempo “certo”, mas gostariam de ficar com o rosto naturalmente rejuvenescido.

    Quando esse tipo de condição afeta a autoestima de maneira grave, o que fazer?

    Na medicina, em ambos os casos, a principal saída que a tecnologia encontra para a estética dermatológica é a aplicação da toxina botulínica, o famoso toxina botulínica.

    Uma pergunta que recebo diariamente, seja na Clínica Lucas Miranda ou nas redes sociais, é a seguinte: qual é a idade certa para se iniciar a aplicação de toxina botulínica?

    O toxina botulínica e a formação das rugas

    Antes de responder a essa pergunta, quero te contar um pouco sobre o mecanismo de formação das rugas. Assim como todas as outras reações do nosso organismo, elas não aparecem por acaso – e não “surgem do nada”. Sempre é possível acompanhar a transformação das linhas de expressão nos vincos profundos.

    Dito isso, a primeira ruga que surge no nosso rosto é a ruga dinâmica, que é a famosa “marca de expressão”. É aquela ruguinha que aparece quando a pessoa está fazendo uma mímica facial, seja sorrindo, chorando, franzindo a testa… elas são bem naturais e dão até um charminho a algumas pessoas.

    mulher parda sorrindo em um descampado

    A ruga dinâmica se diferencia das outras pelo repouso da face: quando não estamos mexendo o rosto, a pele está lisinha, não há marca.

    Já a ruga estática, por sua vez, é aquela que está presente independentemente de a pessoa estar com o rosto em movimento ou repouso. É o vinco já formado, que vai aparecer se destacar na expressão facial e não sumirá em repouso.

    É esse o tipo de ruga que mais incomoda as pacientes que procuram os consultórios dermatológicos à procura de procedimentos estéticos, já que conviver com uma ruga que não se desfaz é um sinal bem aparente da chegada do tempo.

    Agora, vamos responder à pergunta: qual é a idade certa para começar a aplicação da toxina botulínica?

    Correndo o risco de te desanimar, não há uma idade certa; porém, há uma faixa etária onde é possível já começar a observação de sua necessidade, caso ter rugas permanentes seja um fator determinante da baixa autoestima.

    O toxina botulínica é um medicamento que faz a atenuação do movimento da musculatura facial. Com isso, impede a transformação da ruga dinâmica em ruga estática. Por conseguinte, quanto mais precoce sua aplicação, mais eficaz será a prevenção do envelhecimento precoce da pele em questão.

    Obviamente, a gente não vai tratar tão precocemente assim. Crianças e adolescentes, por exemplo, não precisam de toxina botulínica para fins estéticos. Depois dos 20 anos, de modo geral, é preciso fazer uma avaliação para averiguar quando as rugas dinâmicas estão se transformando em estáticas.

    Pela minha experiência, digo que buscar um dermatologista para adequar as expectativas quanto a esse tipo de tratamento em torno dos 25, 30 anos está dentro do momento ideal.

    Peles mais protegidas, hidratadas e conservadas podem aguardar um pouco mais, até os 32, 35 anos. Isso para saber se é preciso usar o toxina botulínica, já que não há idade padrão para aplicação da toxina botulínica.

    Contudo, é preciso respeitar o padrão de contração muscular da paciente para ver se realmente ela corre o risco de transformar suas rugas dinâmicas em estáticas.

    E aí, tirei sua dúvida sobre a idade certa para procurar aplicações de toxina botulínica? Se quiser fazer uma avaliação presencial dessa necessidade no seu caso, venha me visitar. Agende online sua consulta para que possamos ver, juntos, se a toxina botulínica é o tratamento adequado para sua pele.

    Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário nesse post que responderei assim que possível.