fbpx

Marque sua consulta

    Promessas milagrosas que não passam de fake news 

    fake news

    Pelo visto as fake news estão por todos os lados, mexendo com o imaginário e, também, com o bolso das pessoas. Quem diria que tantas promessas milagrosas iriam prejudicar a área da saúde? Surpreendendo um total de zero pessoas, elas afetam clientes que buscam o tão sonhado rejuvenescimento a preços baixos.

    Com a popularização da internet, principalmente das redes sociais, é possível ver na tela do seu celular inúmeras propagandas de tratamentos estéticos que prometem de tudo, incluindo resultados fabulosos, rápidos e, o melhor, bem baratos e acessíveis. 

    No entanto, é preciso cuidado na hora de contratar um procedimento estético. Mesmo que pareça simples, qualquer tratamento pode gerar consequências que impactam a saúde. E, no fim das contas, pode ser que o barato, realmente, saia caro, já que você vai ter que investir em mais procedimentos para corrigir o que foi alterado erroneamente. 

    Vender produtos e serviços na internet qualquer pessoa pode vender. É um terreno fértil e muito poderoso para isso, desde que haja discernimento na hora de interpretar os conteúdos.

    É preciso desconfiar de campanhas que prometem mundos e fundos, como cremes que vão acabar com a flacidez da pele do rosto em poucos dias ou máscaras faciais que expelem acnes e outras impurezas em questão de minutos. Geralmente, essas propagandas mostram o antes e depois de pessoas que possivelmente passaram por um filtro digital.

    Na prática, além de não cumprirem o que prometem, essas fake news podem provocar alergias e queimaduras, resultando em manchas difíceis de serem tratadas.

    Atenção aos procedimentos minimamente invasivos

    Além das consequências do uso de produtos tópicos, os inconvenientes ocorridos após procedimentos minimamente invasivos podem causar complicações seríssimas. Esse é o principal risco em confiar o corpo a profissionais que não são autorizados ou capacitados a promover tratamentos dermatológicos. 

    Procedimentos considerados simples, em promoção e ainda parcelados no cartão a perder de vista podem ser atraentes, mas cuidado com o canto da sereia. A “chance perfeita” de se livrar de melasma, rugas e cicatrizes de acne pode não passar de um simples engodo para tirar seu dinheiro.

    Talvez você não saiba, mas um peeling pode trazer complicações quando aplicado de maneira errada. Existem relatos de pacientes que precisaram se internar após um peeling de fenol mal feito. Geralmente, essas ocorrências têm como agentes pessoas com pouco ou nenhum preparo para a função de promover tratamentos estéticos. 

    Vale lembrar que tratamentos que envolvam agulhas não são banais e não podem ser manipulados por qualquer pessoa. Por exemplo, o preenchimento de rugas, quando realizado de maneira errada, pode levar a necrose do tecido e até mesmo a um AVC.

    E o que dizer da harmonização facial? Colocar seu rosto nas mãos de pessoas pouco preparadas e sem formação na área pode ser um desastre. Para ver o quanto isso é sério, procure os inúmeros casos exibidos amplamente na internet de clientes que se submeteram a esse tipo de tratamento e saíram insatisfeitos, com a face deformada.

    Infelizmente, os problemas por procedimentos realizados por pessoas não habilitadas crescem a cada dia. Quem vai se aventurar nessas promessas milagrosas oferecidas na internet precisa estar ciente dos riscos que podem ocorrer. As complicações vão desde as mais comuns, como infecção por bactérias até cegueira.

    Como desviar das promessas milagrosas

    Sabe aquele ditado “quando o milagre é demais o santo desconfia? Pois é, todo cuidado é pouco em relação aos tratamentos oferecidos pela internet ou outros veículos de comunicação.  A realidade é que a população, de maneira geral, se sente muito atraída não somente pelo preço, mas pelas falsas promessas apresentadas pelos anunciantes. 

    As belas fotos mostrando o antes e depois dos procedimentos são de encher os olhos, mas como contratar o serviço sem entrar em uma canoa furada? Aqui vão algumas dicas para que você possa avaliar bem seu tratamento estético:

    • Jamais avalie o procedimento pelo preço. Leve em consideração a formação do médico, procurando sempre um dermatologista ou um cirurgião plástico;
    • Desconfie de “profissionais” que realizam procedimentos sem sequer fazer uma consulta prévia com o paciente;
    • Um bom profissional deve conversar com o seu cliente, identificar possíveis alergias ao medicamento e explicar de maneira clara o passo a passo do procedimento;
    • O paciente deve ter a liberdade de tirar todas as dúvidas com o especialista. Se algo te deixou desconfortável ou com dúvida, é melhor não fazer;
    • Faça uma visita ao local em que pretende realizar o procedimento e avalie as condições de higiene e se o estabelecimento tem autorização da vigilância sanitária para esse tipo de atividade.

    Tratamento estético é coisa séria. Por isso, busque por um espaço comprometido com a sua segurança e saúde e que trabalhe com responsabilidade, como a Clínica Lucas Miranda. 

    Se você procura por rejuvenescimento com segurança e respeito à sua saúde, pode contar comigo! Entre em contato com a gente e marque sua consulta.