Marque sua consulta

    Por que tomar cuidado com dicas de skincare no Instagram?

    dicas de skincare

    A preocupação relacionada aos cuidados com a pele não é um assunto recente. Ao longo dos anos as pessoas vêm buscando soluções para combater cravos, espinhas, manchas e o surgimento de rugas e linhas de expressão em diversos canais de notícias.

    No entanto, com o surgimento das redes sociais, todas as questões voltadas para a beleza ficaram ainda mais em evidência. Principalmente em plataformas como o Instagram temos uma chuva de novos produtos, recursos e tecnologias que prometem mudar nossa pele para melhor.

    Então, se você quer saber o que usar na sua pele, a melhor fonte de informação é o Instagram, certo?  Não é bem assim – e vou te explicar porquê.

    Dicas de skincare nas redes sociais nem sempre são boas

    Hoje o Instagram é uma das redes sociais com mais visibilidade no Brasil, sendo utilizada por milhões de pessoas. É excelente para a divulgação de marcas e produtos. Como “beleza e cuidados com a pele” é um tema que agrada a maioria dos usuários, tem sempre um anúncio recomendando tratamentos ou dando dicas de skincare.

    Normalmente, as dicas de skincare das influencers, em termos de passo a passo, são praticamente as mesmas:

    • Limpar o rosto com sabonete próprio ou gel de limpeza;
    • Utilizar removedor de maquiagem (quando for o caso);
    • Usar hidratante ou sérum;
    • Aplicar protetor solar com FPS 30 ou superior.

    Em outras palavras, essas sugestões básicas estão corretas e são indicadas, inclusive, por médicos dermatologistas. O problema pode estar nos tipos de produtos e em algumas técnicas vendidas no Instagram que podem não ser tão boas para a sua pele quanto elas dizem que são.

    Não tem nada de errado em propagar conceitos, novas substâncias e tratamentos nas redes sociais, desde que eles sejam cientificamente comprovados. Afinal, redes como o Instagram dão mais visibilidade a assuntos importantes do mercado da beleza.

    No entanto, por mais que lavar e hidratar o rosto possa parecer óbvio, é importante tomar cuidado com as dicas de skincare que vemos no Insta, já que nem tudo que se anuncia serve para o seu tipo de pele ou talvez você não esteja apto a utilizar.

    Veja alguns exemplos:

    Sugador de cravos

    O sugador de cravos é um aparelho que promete remover as impurezas da pele, incluindo os cravos e as espinhas, por meio de sucção de limpeza profunda. O fabricante afirma que a tecnologia melhora o tom de pele e a aparência dos poros.

    Para quem tem a pele acneica, esse parece ser o produto perfeito. Contudo, sua utilização, além de não ser eficaz, pode causar agressão na região, ocasionando o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos.

    Máscaras faciais

    As máscaras faciais divulgadas no Instagram têm objetivos diversos: limpar, hidratar, nutrir, repor colágeno e remover cravos, entre outras funcionalidades. No entanto, elas não atendem da mesma forma todos os tipos de pele. Ou seja, caso você utilize a máscara errada, as consequências podem ser um rosto irritado, desenvolvimento de alergias ou até mesmo efeito reverso: você utiliza o produto para amenizar a acne e, na verdade, acaba estimulando ainda mais a sua produção.

    Anti-idade

    Quem dá dicas de skincare parece “obrigado” a falar dos famosos produtos anti-idade, já que essa é uma constante em perfis dedicados ao nicho. Eles têm como objetivo eliminar ou amenizar rugas, linhas de expressão, pés de galinha e ainda promover firmeza na pele.

    Hoje, uma série de marcas de beleza fabricam cremes, loções e séruns que prometem tais resultados. Porém, tudo vai depender da fórmula do produto e do tipo de pele da cliente. Dependendo do princípio ativo, um creme “inofensivo” pode provocar irritação, cravos, vermelhidão e até promover ressecamento ou oleosidade na derme.

    Produtos que combatem a acne

    Existe uma infinidade de produtos que prometem combater a acne dentro do universo do Instagram. Quando a influencer tem uma pele linda e bem cuidada, instintivamente já apertamos o link de compra por acreditar que teremos o mesmo resultado.

    Mas é preciso ter cuidado, já que cravos e espinhas podem ser desencadeados por inúmeros motivos. Os principais são pele oleosa, alterações hormonais, má alimentação, reação a medicamentos, predisposição genética e obstrução dos poros por limpeza incorreta. Nesse sentido, para que o produto tenha o efeito esperado, é preciso saber a causa do problema.

    Para atrair o olhar do público, algumas marcas apostam no posicionamento do produto como se ele fosse milagroso. Por isso, desconfie de tudo que lê nas redes sociais e busque ajuda com quem realmente entende do assunto que é o médico dermatologista.

    Aqui na Clínica Lucas Miranda você terá atendimento e orientações necessárias para uma skincare saudável e personalizada. Após um exame clínico minucioso e, se necessário, feito até por análises clínicas e laboratoriais, vamos prescrever produtos que sejam ideais para o seu tipo de pele.

    O Instagram tem muita coisa bacana e de qualidade, mas antes de fazer investimento em produtos que simplesmente aparecem na sua timeline, venha conversar comigo! Afinal, com a saúde da nossa pele não se brinca. Curta e compartilhe essa ideia. 😉

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.