fbpx

Marque sua consulta

    A gravidez é um momento especial para a mulher, período em que o corpo se modifica para trazer ao mundo uma nova vida. Além do crescimento da barriga, que é a principal característica da gestação, outras diferenças podem ser sentidas no processo.

    Devido às alterações hormonais, as futuras mamães acabam por, literalmente, sentir na pele tais transformações.

    É claro que nem todas as mulheres passam por isso, mas algumas podem apresentar manchas, ressecamento e outras condições que, antes da gravidez, não existiam.

    Como a pele pode ser afetada durante a gravidez?

    Embora a gravidez seja uma fase maravilhosa, não podemos negar que ela causa alguns transtornos, inclusive para a pele. Diante do turbilhão de hormônios que sobem e descem durante a gestação, condições dermatológicas podem acabar surgindo.

    Por isso, fique de olho se aparecer alguma coisa diferente do seu normal enquanto estiver grávida. Alguns sinais de afetação da pele da gestante são:

    Acne

    Um dos primeiros sintomas da gravidez pode ser a acne. Isso acontece devido ao aumento de produção da progesterona, ocasionando mais oleosidade na pele.

    Essa condição tende a melhorar com o tempo, já que os níveis de estrogênio vão subir gradualmente ao longo das semanas, reduzindo a produção de sebo no rosto. De qualquer forma, é importante manter a higienização e hidratação com produtos específicos.

    Estrias

    Um dos temores das gestantes são as chamadas estrias, aquelas lesões avermelhadas que aparecem principalmente na barriga e seios. Elas surgem em virtude do estiramento da pele dessas regiões, que acaba rompendo as fibras de colágeno.

    Para evitar as cicatrizes indesejáveis pelo corpo é importante caprichar na hidratação. Ela faz com que a pele não perca elasticidade, então hidrate-se tomando muita água e usando óleos e cremes com alto poder de absorção.

    Melasma

    O melasma se caracteriza por manchas escuras no rosto – e tem uma recorrência bem comum na gravidez. Tais manchas aparecem por causa da alta produção de melanina na gravidez, podendo ser agravado pela exposição ao sol sem a devida proteção. Afinal, os raios ultravioletas são considerados vilões na formação de manchas, rugas e feridas que podem levar ao câncer de pele.

    O recomendado é evitar o sol no período entre 10h e 16h e usar protetor solar com alta cobertura, que deve ser aplicado a cada duas horas.

    Além do melasma, outras pigmentações podem surgir nesse período. O escurecimento pode ocorrer no mamilo e na linha do meio da barriga (chamada linha nigra), devido ao estímulo de hormônios que acontecem durante a gestação.

    Como cuidar da pele na gestação

    Os cuidados com a pele durante a gravidez devem ser feitos de forma totalmente segura, para não prejudicar o bebê. Assim sendo, a mulher não pode utilizar qualquer tipo de produto ou realizar quaisquer procedimentos estéticos sem orientação médica.

    Outro ponto importante é não fazer uso de qualquer solução caseira ou medicamentos sugeridos por outras grávidas. Cada gestação tem as suas especificidades e deve ser avaliada individualmente por um profissional.

    Se você se sente incomodada com as manchas na gravidez, entre em contato e agende sua consulta na Clínica Lucas Miranda. Vamos avaliar sua condição, fazer as devidas orientações e prescrever medicamentos e produtos corretos para te auxiliar nesse período.