fbpx

Marque sua consulta

    Hoje vamos falar sobre uma infecção que causa muito incômodo com seus sintomas: a foliculite. A maioria dos casos desta doença é superficial, mas, em alguns quadros, ela pode provocar coceira e dor. São vários os tipos de foliculite, mas, hoje, vamos dar mais atenção à foliculite de barba. ­

    A foliculite de barba acomete homens, principalmente, e aparece na região do pescoço, sendo mais comum em pessoas negras. O nome científico da doença é pseudofoliculite de barba e ocorre por causa do formato helicoidal dos pelos dessa região.

    O pelo cresce, não consegue emergir na pele e, por causa disso, encrava. No local ocorre uma infecção secundária, formando o processo inflamatório com pústulas que, às vezes, são similares à acne.

    Esta inflamação costuma ocorrer, principalmente, na região da barba e do pescoço.

    Tratamentos contra a foliculite

    Quem apresenta os sintomas comuns da foliculite de barba não precisa se preocupar, pois há tratamentos para essa condição. O primeiro – e mais indicado – é a depilação a laser. Com esse processo há a remoção do folículo responsável pela inflamação na pele.

    Mas esse não é o único protocolo contra essa questão dermatológica. Alguns deles, inclusive, começam dentro de casa.

    O cuidado na hora de barbear é muito importante. É necessário usar, preferencialmente, aparelhos de barbear com 3 a 5 lâminas, privilegiando marcas mais modernas e bem avaliadas pelo público.

    Lembre-se, também, de aquecer a pele antes de se barbear. O calor é responsável pela dilatação dos poros, além de deixar a pele mais macia antes de fazer a barba. Você pode se barbear, de preferência, após o banho, momento em que a pele fica mais macia e, assim, a irritação da pele é evitada ou diminuída.

    Outra dica é o uso de sabonetes antissépticos que possuem Triclosan em sua fórmula. Estes sabonetes auxiliam na eliminação de germes e bactérias da pele, evitando a infecção. O uso de pomadas a base de adapaleno e peróxido de benzoíla também podem ajudar. Já procedimentos como o peeling de cristal podem auxiliar na desobstrução da saída do pelo.

    Essas são as principais formas de tratamentos paliativos quanto à foliculite de barba, uma vez que o laser é o mais indicado para alívio imediato e definitivo do problema.

    Se você tiver mais dúvidas sobre como tratar a foliculite de barba ou sobre o funcionamento dos procedimentos que citei nesse texto, pode deixar sua pergunta nos comentários que eu responderei o mais rápido possível.

    Se preferir, agende sua consulta aqui na Clínica Lucas Miranda para falarmos sobre o seu caso com precisão!