Cuidados com a pele para não se esquecer na quarentena

Cuidados com a pele para não se esquecer na quarentena

Com o trabalho feito de casa e os encontros de fim de semana suspensos por tempo indeterminado, os cuidados com a pele acabam ficando um pouco esquecidos. Mesmo que ninguém esteja vendo agora, manter esse hábito de gentileza consigo mesma traz benefícios que se estendem ao período em casa.

Para além dos olhares externos, cada momento de autocuidado reflete na manutenção do amor próprio e no auxílio da preservação da saúde mental. Os benefícios são internos e externos, já que investir na beleza pode ser um ótimo passatempo para a quarentena.

Ocupar-se com atividades que fazem bem ao corpo e mente são excelentes estratégias para encarar o momento difícil com positividade e esperança. Separei um passo a passo de cuidados diários que vão lhe auxiliar durante esse processo. Acompanhe comigo!

Passar protetor solar

Mesmo que os períodos de exposição ao sol sejam curtos, entre as grades da janela ou no jardim de casa, a necessidade de proteção contra os raios UV continua a mesma. Algumas alterações na pele podem surgir durante essa prática e evoluírem para problemas maiores no futuro.

Sardas, pintas e rugas são algumas das consequências de toda essa exteriorização desprotegida ao sol. Além disso, os efeitos são cumulativos. À medida que o tempo passa, os excessos são somados, podendo causar tumores (benignos ou não).

Sempre que estiver fora de casa, mesmo em dias nublados, use protetor solar (FPS) 30 ou mais e escolha horários de menor radiação UVB para tomar sol: antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Para proteger-se intensivamente, não esqueça os chapéus largos, que fazem sombra ao rosto, e dos óculos escuros.

Vale lembrar que, mesmo dentro de casa, passar protetor solar é muito importante, já que até o computador e o celular podem emitir raios prejudiciais à pele. O ideal é reaplicar o produto a cada três horas ou de acordo com o intervalo indicado pelo dermatologista.

Hidratar as mãos

Tá sentindo falta da pele da mão lisinha, né, minha filha?

É álcool gel, desinfetante e sabonete a perder de vista nessa quarentena, como deve ser. A segurança contra a contaminação é bem mais importante do que ter uma mão aveludada.

Contudo, não significa que seja impossível conseguir as duas coisas ao mesmo tempo. E, não, lavar as mãos com a água da torneira não é uma forma de mantê-las hidratadas, já que o cloro usado no tratamento dos reservatórios pode deixar a pele seca e bem áspera.

Por isso, tenha sempre um hidratante de mãos por perto e aplique o produto pelo menos uma vez a cada turno (manhã, tarde e noite). O melhor hidratante para a pele das mãos pode ser indicado pelo seu dermatologista de confiança.

Limpeza de rosto de manhã e à noite

Mesmo não usando maquiagem, é preciso recordar da rotina matinal e noturna de higienização da pele. Afinal, as impurezas também são provenientes do contato com a poeira das faxinas e a gordura da cozinha.

Duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite, a higienização do rosto evitará o ajuntamento da oleosidade, dos resíduos de maquiagem e de sujeiras que podem obstruir os poros. O surgimento de cravos e espinhas é proveniente do entupimento desses pequenos furos em nossa pele.

Outra consequência da limpeza incorreta dessa área é o envelhecimento precoce. Para evitar situações como essas, utilize o tipo seu específico de sabonete: adstringentes para as de característica oleosa a mistas e sabonetes de pH neutro para peles secas ou normais. Ao final do processo, lembre-se de hidratar bem toda a face.

Outro aliado na limpeza e remoção de resíduos de sujeiras, maquiagem e oleosidade que não saem apenas com o uso do sabonete é o tônico facial. Além do efeito higienizador da pele, ele também age no controle da oleosidade e desobstrução dos poros, auxiliando a penetração do creme de hidratação.

Para finalizar, não se esqueça de, em casos indicados, aproveitar o momento de maior abstenção ao sol para reforçar o uso dos ácidos prescritos pelo dermatologista.

Quer ajuda para cuidar da pele? Pode contar comigo! Agende sua consulta, presencial ou por videoconferência (modalidade de atendimento exclusivo para a quarentena de 2020), para uma conversa personalizada, ou deixe sua dúvida nos comentários. Respondo assim que possível!