Talvez o nome não lhe seja muito familiar, mas com certeza você já viu alguém com manchas escuras na pele, com textura grossa e aveludada. A acantose nigricante é uma doença dermatológica que ocorre em pessoas com condições clínicas específicas.

A falta de conhecimento sobre a patologia pode levar muita gente a enxergar o sinal como sujeira, mas a mancha é um sintoma de resistência insulínica que acomete principalmente pessoas com diabetes, pré-diabetes, sobrepeso ou obesidade.

Ela também pode ser um indicativo de desordem hormonal, síndrome metabólica ou até mesmo consequência do uso indiscriminado de alguns medicamentos, como corticóides, contraceptivos orais e hormônios do crescimento.

Características da acantose nigricante

A acantose nigricante é caracterizada pela presença de placas castanhas ou cinzas nas dobras da pele localizadas na parte de trás do pescoço, axilas, tornozelos, cotovelos, joelhos, entre as pernas e na palma da mão e planta dos pés.

As lesões são simétricas, com aumento da camada superficial da pele, podendo afetar pessoas saudáveis ou associadas às doenças que citamos acima. A condição se inicia com um leve escurecimento no local e, com o passar do tempo, a mancha vai se tornando espessa, escura e com aspecto de verruga.

Essa condição costuma evoluir lentamente, podendo vir ou não acompanhada de prurido (coceira). Em raros casos, as manchas podem ser um sinal de tumores, localizados nos órgãos internos, como fígado ou estômago.

Existe tratamento para acantose nigricante?

Embora a acantose nigricante não seja contagiosa, nem gere consequências físicas para além das manchas, ela afeta muito a autoestima do paciente, deixando-o envergonhado ao sair de casa e com receio de sofrer algum tipo de ofensa.

Por isso, o primeiro passo para combater a doença é corrigir o que está provocando as lesões. Quando a causa é tratada, o sintoma tende a regredir. Um ponto de atenção é quando há suspeita de tumor; nesse caso, o dermatologista faz uma investigação clínica mais profunda para detectar ou não o câncer e, em caso afirmativo, encaminha o paciente ao tratamento qualificado.

O mais importante é bater o martelo sobre o diagnóstico, já que só após essa definição o médico vai escolher o protocolo de tratamento a ser seguido. Dentre as possibilidades mais comuns estão a prescrição de cremes despigmentantes, ácido retinóico, ácido salicílico, ureia e até terapias a laser. Cada caso deve ser tratado de forma individual, pois os pacientes apresentam sintomas diferentes de acantose nigricante e, portanto, vão desenvolvê-la de forma particular, também.

A melhor forma de evitar que a condição se manifeste de forma brusca é manter a rotina de visitas ao dermatologista, que deve contar com pelo menos uma consulta por ano, caso você não tenha problemas de pele já detectados. Não se furte a procurar ajuda médica preventiva, pois, como diz o ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Se você tem as manchas advindas da acantose nigricante e se incomoda com elas, estamos aqui para te ajudar. Entre em contato com a Clínica Lucas Miranda e agende sua consulta! Vamos fazer uma avaliação dos sintomas e prescrever o tratamento adequado para a suavização das manchas.