fbpx

Marque sua consulta

    5 dicas infalíveis contra o envelhecimento precoce

    O avançar da idade é um processo que vai acontecer com todo mundo e, como tudo na vida, tem suas consequências. O corpo passa a dar sinais de cansaço, as dores comprometem as articulações e a pele fica flácida e, eventualmente, manchada.

    E não há exceção! Seja qual for o seu tipo de pele, o envelhecimento vai acontecer de forma natural e progressiva. 

    A partir dos 30 anos, aproximadamente, o corpo passa a produzir menos colágeno, proteína que dá sustentação à pele, fazendo surgir rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos, testa e boca – e esse último você deve conhecer por seu famoso apelido: bigode chinês. 

    Por mais que envelhecer seja uma parte irreversível da nossa trajetória, não precisamos adiantar essa etapa, né? Por falta de cuidados – e alguns hábitos muito ruins, como fumar –, a pele pode apresentar o que chamamos de “envelhecimento precoce”. Estamos falando do desgaste acelerado da pele beeeem antes da hora. Os motivos são muitos, indo desde a genética até agressões externas, como poluição e radiação solar.

    O importante é: se não dá para evitar o envelhecimento, pelo menos podemos adiá-lo. Bastante.

    Mantenha sua pele linda por muito mais tempo

    Não há como negar que a pele é o nosso cartão de visitas. Além de se destacar por uma barreira extra de proteção contra os agentes externos, ter uma derme saudável faz muito bem ao ego.

    Em algum momento da vida teremos que conviver com rugas, pés de galinha e linhas de expressão, mas não precisa ser agora. Veja essas dicas que separei pra você contra o envelhecimento precoce: 

    Evite tabaco e álcool

    Bebidas alcoólicas e cigarro são inimigos da saúde como um todo, e principalmente da pele, que é órgão mais visível do corpo humano. De acordo com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, 3 milhões de pessoas morrem em decorrência do álcool todo ano, enquanto o cigarro é responsável por mais 7 milhões de mortes anuais.

    O fato é que, além de doenças como câncer e cirrose, beber e fumar fazem mal à pele, contribuindo para o surgimento de manchas amareladas nas mãos, perda da elasticidade, degradação do colágeno e diminuição do fluxo sanguíneo, que impede a oxigenação dos tecidos, formando as rugas.

    Nada de dormir com maquiagem!

    Por mais que você pense que um pouquinho de resto de maquiagem não vai fazer mal, não se engane: mesmo em quantidade ínfima, ela causa obstrução dos poros. Com o passar do tempo, a quantidade de produto retido na pele deixa-a sem viço, brilho e elasticidade, causando o envelhecimento precoce. 

    Depois de um dia agitado sempre dá aquela preguiça de tirar a maquiagem, mas pense nos benefícios que esse simples gesto pode trazer no futuro. Passe um bom demaquilante, limpe e hidrate toda a região do rosto. Agora, sim, você estará pronta para ter uma linda noite de sono e sem nenhum tipo de culpa.

    Use sempre o protetor solar

    Embora o sol traga muitos benefícios para a saúde, já que estimula a produção de vitamina D, a exposição exagerada aos raios UV causa efeitos nocivos à pele, como envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, câncer de pele.

    Para evitar danos como esses, utilize protetor solar diariamente, mesmo em ambientes fechados, reaplicando-o a cada duas horas. É interessante observar se o produto contém filtro UVA e UVB, escolher aquele que é resistente à água, principalmente quem pratica esportes aquáticos ou está sempre na praia ou piscina.

    O fator de proteção é outro aspecto que não deve ser esquecido. Opte por, no mínimo, 30 FPS para garantir a defesa adequada.

    Tenha um estilo de vida saudável

    As escolhas que fazemos durante a vida influenciam no tipo de pele que teremos. Afinal, o corpo é reflexo das nossas vivências.  

    Dessa maneira, prefira os hábitos que vão te deixar com uma aparência mais jovial, como fazer exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, tomar pelo menos 2 litros de água por dia e ter momentos de lazer para relaxar a mente.

    Por último, mas não menos importante, cuide da sua saúde mental. São tempos difíceis os que vivemos – e estar com a mente sã é o principal ativo para conseguir que o corpo também esteja são. 

    Skincare deve ser hábito!

    Cuidar da pele pode parecer uma atitude relativamente simples: basta lavar o rosto, passar um hidratante e um filtro solar e pronto, certo? Mais ou menos. Na prática, um bom skincare demanda um pouquinho mais de atenção. 

    Cada pessoa possui suas particularidades, que precisam ser observadas na rotina de cuidados. Além de identificar o tipo de pele que você tem (entre mista, seca e oleosa), para direcionar produtos de skincare de acordo com cada especificidade, não negligencie potenciais questões dermatológicas.

    Se você apresenta condições como acne, psoríase, melasma, olheiras profundas e cicatrizes, entre outras, não deixe de visitar o consultório do dermatologista em adição ao tratamento diário que já faz em casa.

    Hoje em dia, existem inúmeras possibilidades para conservar sua pele jovem, tanto em uso tópico quanto em opções de procedimentos estéticos. Por isso a importância de consultar um médico dermatologista para a prescrição de um tratamento específico e que dê o resultado esperado.

    A Clínica Lucas Miranda está preparada para receber pacientes que desejam obter os melhores resultados, tratando a pele de forma personalizada, sempre com o objetivo de manter a saúde e evitar o envelhecimento precoce.

    Antes de gastar dinheiro com produtos e soluções indicados por amigos, agende uma consulta comigo. Sou Lucas Miranda, médico dermatologista com especialização em tricologia, cosmiatria e cirurgia dermatológica. Vamos fazer uma avaliação detalhada e indicar tratamentos específicos para a sua situação.