Marque sua consulta

    7 dicas para evitar ressecamento da pele no outono

    evitar ressecamento da pele no outono

    É chegada a hora de se despedir do verão e dar as boas vindas ao outono, uma estação marcada, principalmente, pela redução gradual das temperaturas. Embora no Brasil a sensação de frescor demore mais a ser sentida, já existe uma preocupação sobre como cuidar da pele quando a mudança de clima se tornar mais evidente.

    Após alguns meses de um calor avassalador, o outono chega com temperaturas bem mais amenas, muito vento e as chuvas ficam cada vez mais escassas. Com o clima seco, o impacto na pele é inevitável – e ela fica mais suscetível ao ressecamento e alergias.

    Resumidamente, o que você utiliza no seu skincare, e que funciona muito bem em outros períodos do ano, pode não ser adequado na nova estação.

    Como fica a pele no outono?

    É impressionante como a nossa pele se transforma na virada de uma estação para outra.  Se por um lado o verão deixa a tez mais oleosa e com aspecto brilhoso, no outono é comum que ela fique bem mais ressecada. Isso se dá em função dos ventos, da falta de umidade, dos dias mais frios e da menor incidência solar.

    Além disso, pela temperatura estar mais amena, é comum que a gente queira tomar banhos mais quentes e demorados – sem contar a preguicinha de realizar as etapas do skincare, o que colabora ainda mais para o ressecamento das regiões do joelho, rosto, cotovelos e pés.

    É por isso que a escolha de produtos de tratamento deve ser diferente nessa época do ano, já que a pele passa a ter outros tipos de demandas que devem ser atendidas. Para te ajudar a se preparar para a nova estação, apresento sete dicas para evitar ressecamento da pele no outono.

    Evite banhos quentes

    Um tempinho mais frio pede um banho mais quentinho, não é verdade? No entanto, a alta temperatura do chuveiro favorece a perda de água da pele, fazendo-a ficar ainda mais ressecada.

    Se você não está acostumada, não precisa passar pelo sacrifício de tomar banho frio nos dias congelantes. Vá adquirindo o hábito aos poucos. Uma dica: utilize a água morna e, se possível, fique menos tempo debaixo do chuveiro.

    Não lave o rosto com tanta frequência

    Ao contrário do verão, em que o rosto fica sempre transpirando, no outono essa probabilidade é reduzida significativamente. Por isso, não exagere na limpeza para evitar o ressecamento, lavando o rosto, no máximo, duas vezes ao dia. Essa dica vai especialmente para quem pele oleosa, para não provocar efeito rebote.

    Caso necessite retirar a maquiagem, dê preferência à água micelar, pois as substâncias presentes no produto permitem fazer a limpeza conforme a necessidade da pele, deixando-a macia e hidratada.

    Mantenha sua rotina de skincare

    Dá preguiça acordar mais cedo em dias mais frios para passar os produtinhos. Dá preguiça. Mas, como a preguiça não nos leva a nada, o jeito é vencê-la e não abrir mão dos cuidados.

    O ritual de skincare deve mudar de acordo com a estação do ano, já que o corpo passa a ter outras demandas, principalmente o rosto que fica mais exposto aos fatores externos.

    Como se produz menos oleosidade, faz-se necessário utilizar produtos mais emolientes e hidratantes, com o intuito de repor a água perdida, como sabonetes, cremes faciais e para a área dos olhos.

    Aposte na hidratação do corpo

    Assim como o rosto, o corpo também precisa de uma atenção especial no outono. Para evitar o ressecamento e a descamação, invista em produtos hidratantes mais concentrados, como os que contêm óleos em sua fórmula.

    O ideal é escolher hidratantes indicados ao seu tipo de pele, e que você possa aplicá-lo duas vezes ao dia a fim de evitar o ressecamento no outono.

    Filtro solar, sempre!

    O filtro solar é item básico em qualquer estação do ano, e não somente no verão. Vale reforçar esse cuidado porque ele é muito, muito importante. Mesmo que o sol seja mais fraco durante o outono, a incidência dos raios UVA e UVB continuam causando manchas, rugas e envelhecimento precoce.

    Isso, claro, sem contar com perigos ainda piores, como o câncer.

    Independentemente da estação do ano, aplique sempre o filtro solar adequado ao seu tipo de pele. Além de bloquear os efeitos dos raios ultravioleta, ele mantém a derme saudável, ele hidrata, ajuda no clareamento de manchas e previne o câncer de pele.

    Atenção aos lábios

    Talvez você não tenha se dado conta, mas o lábio é uma camada de pele mais fina que a do rosto. Isso significa que eles podem não só ressecar, como, também, sofrer com rachaduras e descamações.

    Por isso, é recomendado o uso frequente de hidratantes labiais com filtro solar, o que ajuda a manter a umidade da região e ainda evitar fissuras e lesões comuns nessa época do ano.

    Busque orientação de um dermatologista

    Por mais que todas as dicas sejam importantes e válidas para o nosso dia a dia, é comum ter dúvidas a respeito dos produtos a serem utilizados no rosto e corpo.

    O ideal é realizar uma avaliação com um médico dermatologista para que ele possa analisar o estado da sua pele e prescrever substâncias específicas para cada caso.

    Além disso, existem tratamentos que só podem ser executados na clínica. É o caso da aplicação do ácido hialurônico, substância injetável e que ajuda a reter a hidratação e melhorar sinais da idade, como rugas e marcas de expressão.

    A Clínica Lucas Miranda se coloca à disposição para cuidar de você no outono, passando por avaliação clínica, orientação e prescrição de produtos adequados à condição da sua pele.

    Caso seja necessário tratamentos diferenciados, a Clínica Lucas Miranda possui equipamentos modernos e de ponta que vão ajudar a trazer mais beleza e jovialidade para a sua pele.

    Entre em contato com a gente e marque sua consulta!

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.