Marque sua consulta

    Conheça os principais benefícios dos tratamentos com colágeno

    Tratamento com colágeno é eficaz? Essa é a maior dúvida de quem busca a Clínica Lucas Miranda com o objetivo de entender melhor a atuação dessa proteína no corpo. Com diversos estudos na área, podemos dizer que existem aplicações excelentes, que permitem rápida absorção da substância e inúmeros benefícios.

    Antes de começarmos a conversa, é importante entender que o colágeno tem função estrutural e é naturalmente abundante no nosso corpo. Formado por uma cadeia de aminoácidos, está presente nos tecidos e atua na resistência, coesão e elasticidade.

    As fibras de colágeno são componentes mecânicos dos tecidos do corpo humano. A proteína é produzida naturalmente pelo nosso organismo e atua em várias partes do nosso corpo, como nos cabelos, unhas, músculos, articulações e pele.

    A grande questão é que, a partir de determinada idade, essa produção natural vai caindo gradativamente. É aí que entram os tratamentos com colágeno: eles repõem o que o organismo já não dá mais conta de produzir por causa do envelhecimento natural das células.

    Em 2019, foi desenvolvido um extenso estudo sobre tratamentos com colágeno no organismo. A análise, que foi uma revisão de inúmeros artigos científicos sobre o tema, observou que, após o consumo do peptídeo de colágeno, em um intervalo de quatro a 12 semanas, houve melhora na elasticidade e hidratação da pele.

    Entretanto, é importante lembrar que começar a consumir o colágeno não irá necessariamente garantir uma pele bonita e saudável. Isso porque há alguns fatores que interferem no seu efeito, como o tamanho da molécula de colágeno e os hábitos alimentares de quem inclui esse tratamento na rotina.

    Além disso, é importante associar seu uso a cuidados diários e a procedimentos que estimulam a pele no combate à flacidez. Aqui no blog temos vários artigos sobre o tema para que você possa encontrar dicas práticas e evitar as indesejadas ruguinhas.

    Como nosso corpo absorve o colágeno?

    As moléculas de colágeno são grandes e, por isso, o organismo não consegue absorvê-las. Para tanto, a molécula precisa ser quebrada, ou seja, hidrolisada. Dessa forma, o colágeno hidrolisado é a proteína já quebrada, de fácil absorção para o organismo.

    Entretanto, o consumo de colágeno hidrolisado não garante que o corpo o usará na elasticidade da pele. A substância será utilizada onde nosso organismo entender que há a necessidade de atuação da proteína, como nas articulações, músculos ou no processo de cicatrização.

    Além disso, para ser absorvido, o colágeno deve ser associado a nutrientes, minerais e vitaminas básicas. A partir desses elementos, ocorrem as reações químicas necessárias para que o corpo aproveite a substância de forma adequada.

    Para quem deseja fortalecer unhas e cabelos, além de melhorar a hidratação da pele, é importante investir no colágeno. Com os avanços da medicina estética, existem tratamentos que são grandes aliados na produção de colágeno.

    O sucesso dos procedimentos vai depender de algumas mudanças na sua rotina, como a aposta na alimentação de qualidade.

    Uma dieta balanceada é fundamental para manter a produção de colágeno pelo corpo. Invista em alimentos ricos em proteínas vegetais e de origem animal para manter os níveis da substância no organismo.

    Para ter melhores resultados, é importante evitar a ingestão de açúcar. Seu consumo aumenta o processo de morte celular no corpo, o que ajuda na destruição da fibra colágena e, consequentemente, provoca a redução da proteína no organismo.

    Se você deseja adicionar a suplementação de colágeno na sua rotina, é fundamental buscar o auxílio de um especialista. Cada organismo possui respostas específicas e, por isso, é fundamental consultar um médico, como dermatologistas e endócrinos.

    Tratamentos para estimular a produção de colágeno

    Além da dieta equilibrada como auxílio à produção de colágeno, há outras alternativas para complementar o processo de forma mais efetiva e proporcionar bons resultados.

    Um dos tratamentos dermatológicos que mais trazem efeitos de longo prazo é o microagulhamento Dermaroller, disponível na Clínica Lucas Miranda. Composto de inúmeras microagulhas, esse tratamento gera microlesões que estimulam os fibroblastos a produzir colágeno e elastina.

    Ambas as substâncias desenvolvidas pela pele nesse tratamento são responsáveis por sua sustentação. Como resultado, ocorre a diminuição de rugas, das cicatrizes de acne e a melhora da textura da pele.

    Outro tratamento que auxilia na regeneração do colágeno é o laser de CO2 fracionado, também disponível aqui na Clínica. Técnica usada no tratamento de rejuvenescimento da pele, o laser renova a epiderme, camada formada pelas células superiores da pele, e revela a derme. Com esse processo, o colágeno é regenerado.

    O tratamento é indicado para quem deseja remover linhas finas, como os pés de galinha. O laser de CO2 fracionado também é um grande aliado na remoção de rugas e de cicatrizes.

    Para quem deseja realizar procedimentos para estimular a produção de colágeno, a Clínica Lucas Mirandaoferece atendimento personalizado, com cuidados preventivos e tratamentos dermatológicos de qualidade.

    Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta para a análise personalizada do seu caso.

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.