fbpx

Marque sua consulta

    Dicas e exercícios para não deixar a flacidez aparecer

    Já aconteceu de você acenar para alguém e perceber que, não só a sua mão se mexeu, mas uma espécie de “pele sobrando” também? Na verdade, isso é bem comum e acontece por causa da flacidez.

    Mas não pense que é só no braço do tchauzinho que a flacidez se manifesta. Além dos tríceps, ela também pode aparecer no rosto, pescoço, coxas, abdômen e nos glúteos.

    Algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver a flacidez no corpo, uma vez que trata-se de característica genética. Entretanto, existem outros fatores não-genéticos que podem ajudar no aparecimento da flacidez na pele, como a falta de exercícios físicos.

    Existem dois tipos de flacidez: a cutânea e a muscular. A primeira se caracteriza pela frouxidão na derme, fazendo com que a pele fique “sobrando” no corpo. A muscular, por sua vez, é causada pela falta de tônus das fibras de sustentação dos músculos.

    O principal fator que resulta na flacidez cutânea é a ausência de colágeno e elastina no corpo – fibras que auxiliam na sustentação da pele. Quanto mais o tempo passa e envelhecemos, esse processo se torna mais evidente, já que o organismo diminui a produção dessas fibras.

    Porém, existem outras causas que aceleram um quadro de flacidez. Perda de peso rápida ou gravidez, por exemplo, podem fazer com que a pele não retorne normalmente para o lugar, resultando em seu aspecto flácido.

    Além disso, fatores como o sedentarismo, má alimentação e a falta de hidratação também contribuem para que o braço do tchauzinho, e outras partes do corpo, pareçam estranhamente “moles”. Aí, a dúvida é: como evitar que a flacidez sequer apareça?

    Dicas para evitar a flacidez durante a quarentena

    O mundo inteiro está passando por um momento muito delicado. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou que o novo coronavírus é uma pandemia de proporções planetárias, diversas medidas de precaução foram repassadas para evitar o aumento da curva de contágio.

    Uma delas é, justamente, o isolamento social, em que se adota o período de quarentena dentro de casa. Sendo assim, milhões de pessoas no país passam o dia inteiro em suas residências.

    Sabendo disso, separamos algumas dicas para não deixar que a flacidez apareça no seu corpo durante esse tempo em casa, em que é normal diminuirmos a quantidade de exercícios (já que não se pode mais ir à academia):

    Tenha uma boa rotina alimentar

    A primeira dica é extremamente importante: mantenha uma rotina alimentar saudável. Os alimentos que você consome tem grande influência no seu corpo, incluindo a pele.

    Então, evite consumir opções muito gordurosas, optando por nutrientes naturais, principalmente ricos em proteínas. A substância auxilia no fortalecimento dos tecidos musculares.

    Por que não aproveitar o período de quarentena para aprender algumas receitas novas e saudáveis?

    Beba bastante água

    Se manter hidratado não é uma recomendação para ser seguida somente na quarentena e, sim, todos os dias. A elasticidade da pele está interligada à quantidade de água presente no corpo. Em outras palavras, quanto mais água você ingerir, menos flácida a sua pele vai ficar.

    A quantidade ideal de água a ser consumida é medida de acordo com alguns fatores, como o seu peso e a quantidade de exercício físico praticada.

    Evite tomar banhos muito quentes

    Parece estranho, mas a temperatura do seu banho também pode contribuir para a saúde da sua pele. Funciona da seguinte maneira: quanto mais quente a água do chuveiro estiver, mais ressecada a pele vai ficar.

    A água fria, por outro lado, não danifica e é ótima para hidratar a pele, garantindo uma aparência mais saudável – além de maciez e melhoria na circulação.

    Caso seja difícil, no início, você pode optar por tomar banhos mornos antes de aderir aos frios.

    Pratique exercícios físicos

    A situação atual não permite que as pessoas saiam dos seus lares para se exercitarem, mas tornar isso um empecilho é uma escolha particular. Mesmo dentro de casa, é recomendado manter uma rotina regular de atividades físicas.

    A prática de exercícios é importante para evitar que a flacidez apareça, porque auxilia no fortalecimento dos músculos e, por preencher, ajuda a minimizar o aspecto flácido. Para te ajudar, separamos alguns exercícios leves, que independem da ida à academia, para deixar a flacidez bem longe:

    1) Flexão de braço: a flexão de braço é um exercício muito fácil e comum. Para fazê-lo, você precisa se ajoelhar, apoiar os braços no chão e os alinhar aos ombros. Feito isso, levante um pouco a ponta dos pés e eleve o corpo, concentrando a força nos braços.

    2) Abdominal: para fazer um abdominal, deite no chão ou em um colchonete. Apoie os pés no chão e traga-os para perto dos glúteos. Depois, é só levar o tronco até as pernas, aproximando-os o máximo possível – as mãos podem ficar apoiadas no chão ou na cabeça.

    3) Agachamento: para fazer o agachamento você vai precisar ficar em pé, alinhando a posição do joelho com os pés. Feito isso, flexione-os um pouco e estique os braços à frente do tronco. Depois, é só agachar, flexionando os glúteos e as coxas.

    Busque um tratamento especializado depois da quarentena

    Além de todas essas medidas de prevenção, é importante buscar ajuda de um médico dermatologista, principalmente se a flacidez se manifestar de forma mais séria.

    A Clínica Lucas Miranda oferece diversos tratamentos para evitar que essa condição prejudique a saúde e autoestima das pessoas. Um desses tratamentos o Ultraformer III®, aparelho com ultrassom micro e macro focado que estimula a produção de colágeno.

    Além dele, também existe o Sutura Silhouette®. Esse tratamento é realizado com fios reabsorvíveis que estimulam, também, a produção de colágeno no corpo.

    A flacidez é uma condição natural, mas quanto mais evitarmos, melhor. Para isso, você pode seguir essas dicas – sobretudo durante a quarentena – e, se preciso, agendar uma consulta.

    Se tiver alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários ou entre em contato com a nossa equipe.