Dicas de alimentos para manter a saúde da pele

frutas saúde da pele

Dicas de alimentos para manter a saúde da pele

Seguir uma boa rotina alimentar é benéfico tanto para manter o bom funcionamento do corpo quanto para o aspecto estético. Isso mesmo: bons hábitos alimentares são essenciais para ter a beleza e saúde da pele.

A flacidez da pele, por exemplo, é um problema que aterroriza várias pessoas e, para evitá-la, a maioria opta por tratamentos estéticos. É uma alternativa válida mas, com uma boa alimentação, essa condição pode ser adiada.

Se você olhar as fórmulas de cosméticos para a pele, com certeza vai encontrar componentes como antioxidantes, colágeno, minerais e vitaminas. E, pasme, todos eles são facilmente encontrados nos alimentos – basta saber onde procurar.

Alimentos que fazem bem para a pele

Sabendo que manter a boa alimentação é uma das alternativas para manter a saúde da pele, por que não rever quais nutrientes você adiciona no seu prato – e tentar melhorar nesse quesito? Para te ajudar nesse processo, separei uma lista de alimentos que fazem bem à saúde da pele. Confira abaixo e pode ir preparando as receitas…

Cenoura

A cenoura é uma alimento conhecido por ser benéfico à visão, mas se engana quem pensa que para por aí. Além de fazer um bem enorme para a saúde ocular, a cenoura também ajuda a manter a pele em ótimas condições.

Por ser rica em vitamina A, a cenoura auxilia no clareamento de manchas que surgem na pele. Além disso, ela também evita a superprodução de células na camada exterior da derme – que, se misturadas à oleosidade, resultam na obstrução dos poros.

Por fim, outro benefício que a vitamina A encontrada neste alimento traz é a redução do risco de desenvolver câncer de pele. Então, não pense duas vezes antes de adicionar a cenoura no prato.

Kiwi

O kiwi é um ótimo alimento para adicionar nas saladas de fruta. Além de ser delicioso, ele traz outras vantagens.

O kiwi é uma fruta composta de inúmeros nutrientes e vitamina C. Juntos, se encarregam de combater o envelhecimento precoce.

A fruta também possui alta quantidade de vitamina E que garante, para quem a consome, luminosidade, elasticidade e visco para a pele.

Óleo de coco

O óleo de coco é um componente facilmente encontrado nas fórmulas dos cosméticos para a pele. Se é tão bom, por que não consumi-lo naturalmente?

O óleo de coco é fonte rica em gorduras saturadas e contém ácido láurico – agente antibacteriano e anti-viral. Além disso, o óleo também possui vitamina E e ácidos graxos. Ambos são benéficos e ajudam a manter a pele hidratada, macia e livre de rugas.

Uva

Se engana quem pensa que o único ponto positivo da uva é servir como matéria-prima para a produção de vinhos…

Essa fruta é fonte rica de vitamina C que, juntamente com os antioxidantes (como o resveratrol) presentes em sua composição, ajuda a evitar o envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C presente na uva reforça o organismo, eliminando assim as toxinas do corpo como um todo.

Abacate

O abacate é uma opção para vitaminas, torradas no café da manhã ou qualquer outra refeição do dia, se você estiver no Chile.

Brincadeiras à parte, a fruta é fonte de gorduras boas, que garantem a elasticidade da pele. Ele também traz benefícios ao cabelo, quando inserido em receitas caseiras de tratamento dos fios.

Todavia, é preciso se atentar para não consumí-lo em excesso, já que o abacate, por ser muito calórico, pode colaborar com o ganho de peso.

Beterraba

A beterraba traz inúmeros benefícios para a saúde geral, como a controle da hipertensão e o fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso tudo, o vegetal conta com a presença da prolina, um aminoácido utilizado na síntese de colágeno. Sendo assim, adicionar a beterraba na sua rotina alimentar pode auxiliar na produção dessa substância, que é importantíssima para a manutenção da elasticidade da pele.

Frutas cítricas

Por fim, mas não menos importante da nossa lista, as frutas cítricas também ajudam – e muito – a manter a pele saudável. Isso porque são ricas em vitamina C, nutriente que ajuda na formação de colágeno e protege a derme contra as incidências do sol.

 

Sabendo desses benefícios, não deixe de adicionar frutas como laranja, limão, abacaxi e acerola na sua alimentação.

É importante reforçar que esses alimentos ajudam a manter a pele bonita e saudável, mas, em linhas gerais, não funcionam como tratamento estético. Por isso, se você notar alguma alteração ou incômodo na pele, não deixe de consultar um dermatologista.

Caso alguma dúvida apareça, deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato com a gente.