Benefícios da Vitamina C para rosto e corpo

Benefícios da Vitamina C para rosto e corpo

Nosso corpo não produz uma substância importante para o funcionamento do organismo: a Vitamina C. A forma mais fácil de realizar essa absorção é através da ingestão de alimentos como a laranja, kiwi, acerola e limão.

A Vitamina C auxilia no aumento dos anticorpos e na produção de leucócitos (glóbulos brancos), aumentando a imunidade e combatendo microorganismos estranhos ao corpo.

Além disso, é um nutriente que possui ação antialérgica e antioxidante, atua na formação de colágeno e, também, na produção de carnitina, substância que transporta gorduras para serem queimadas e transformadas em energia.

No caso dos benefícios para o rosto e corpo, os principais são a produção de colágeno e o fator antioxidante.

O colágeno é uma proteína que possui várias vantagens, dentre elas o aumento de elasticidade, firmeza e sustentação para a pele. Quando ocorre a diminuição de colágeno no corpo, ampliam-se a flacidez, o número de rugas e linhas de expressão.

Já os antioxidantes são moléculas capazes de auxiliar no combate do envelhecimento da pele. Agem, também, contra radicais livres, impedindo ataques que lesionem as células.

Vantagens do uso da Vitamina C na pele

Devido às suas propriedades, a Vitamina C começou a ser utilizada na produção de dermocosméticos. Assim, os níveis do nutriente na pele são entre 20 a 40 vezes maiores do que quando ingeridos através dos alimentos.

Aqui estão algumas vantagens proporcionadas por essa vitamina no tratamento de rosto e corpo:

Ajuda no clareamento de manchas e na uniformização da pele

A melanina tem função protetora, mas suas células produtoras (melanócitos) são sensíveis demais. Por isso, fatores externos, como a radiação solar, podem gerar desordem em sua produção.

A Vitamina C contribui para a inibição do escurecimento da pele que possivelmente ocasionará manchas.

Atua nas linhas de expressão e rugas

A Vitamina C estimula a produção e estabilização de colágeno no corpo. Quando utilizada na forma de dermocosmético, aumenta sua eficácia e, com isso, deixa a pele mais bonita e saudável, e com rugas e linhas de expressão menos aparentes.

Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento da pele ocorre devido à oxidação das células, diminuindo os níveis de colágeno e favorecendo a aparição de sinais cutâneos mais comuns em determinada idade.

O uso de Vitamina C, quando acompanhado de hábitos saudáveis, torna-se um poderoso antioxidante, capaz de proteger a pele da radiação e outros agentes externos – evitando, assim, o envelhecimento precoce.

A aplicação de filtro solar deve fazer parte dos cuidados diários com a pele. Quando aliado a Vitamina C, tem seu efeito potencializado contra os raios UVA e UVB.

Vitamina C nos tratamentos clínicos de pele

Aqui na Clínica Lucas Miranda, a Vitamina C é utilizada em consonância com os tratamentos para melasma, como o Microagulhamento/Dermaroller ou MMP.

O Microagulhamento/Dermaroller estimula a produção de colágeno e elastina. Esse procedimento oferece uma reestruturação da pele, combate à flacidez e redução de rugas.

Já o MMP, também voltado ao combate ao melasma, é um dispositivo eletrônico que injeta os medicamentos em camadas específicas da pele.

Quando um desses procedimentos se junta ao consumo de Vitamina C, pelo paciente, o tratamento se potencializa. Isso é possível porque, em conjunto, as ações apresentam propriedades cicatrizantes, clareadoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando na renovação celular e no combate ao melasma.

Caso queira conhecer mais sobre o Microagulhamento/Dermaroller e o MMP, ou outros tratamentos disponíveis, agende sua consulta ou deixe sua pergunta nos comentários, que respondo assim que possível!