Marque sua consulta

    Tratamento para manchas na pele negra

    Quando a gente fala em rotina de skincare, a preocupação, normalmente, é com rugas, linhas de expressão, o envelhecimento do tecido e as temíveis manchas. Essas últimas costumam ser possibilidades dermatológicas muito comuns que, na pele negra, tendem a se agravar.

    Isso porque a maioria desenvolve a hiperpigmentação, que consiste em manchas mais escuras que a pele. A condição pode afetar várias partes do rosto e do corpo, deixando a região desigual e com pigmentos amarronzados. 

    Mas será que tem como eliminar essas marcas e deixar a face mais uniforme? #alertadespoiler: tem, sim.

    Por que a pele negra mancha com facilidade?

    A pele negra possui características que se diferenciam das demais, merecendo um olhar mais atento durante a condução do tratamento. Por ter glândulas sudoríparas mais ativas, por exemplo, há uma tendência maior à oleosidade, em excluir a ocorrência de derme seca, normal e mista.

    As manchas na pele negra ficam bem evidenciadas no rosto, sendo também comuns em peles bronzeadas artificialmente. Isso acontece devido à alta quantidade de melanina, proteína que fornece cor à pele e produz pigmentos amarronzados.

    Dessa maneira, qualquer processo inflamatório, lesão ou irritação que surge na região já é o suficiente para provocar seu escurecimento. É por isso que pessoas de pele negra devem se atentar ao utilizar produtos tópicos, principalmente os mais irritantes. Afinal, eles são facilitadores de hiperpigmentação ou marcas em decorrência de acne, foliculite ou picada de insetos.

    Outro ponto importante é o alto nível de melanina que, além de pigmentar a pele, também funciona como proteção natural aos raios solares. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que o protetor solar pode ser dispensado. Jamais! O filtro solar é indispensável em qualquer skincare.

    A grande vantagem é que a pele negra produz muito mais colágeno e, por isso, tende a ser mais firme e elástica. Isso significa que o rosto negro é resistente aos sinais da idade, firme, e demora para apresentar rugas, linhas de expressão e flacidez. 

    Rotina de skincare da pele negra

    Como em qualquer outro tipo de pele, a negra também necessita de cuidados diários, bem como procedimentos para evitar e eliminar manchas. Como se trata de uma derme com muitas particularidades, é impossível acertar a rotina de skincare sem o acompanhamento de um médico especialista.

    O dermatologista precisa avaliar a pele e as causas das manchas. A partir do diagnóstico individualizado, é possível prescrever uma série de tratamentos, como ácido glicólico, vitamina C e antioxidantes. Além disso, o profissional pode indicar procedimentos estéticos, como o Spectra XT, um tipo de laser que fornece resultados impressionantes no combate ao melasma e outros tipos de lesões pigmentares.

    Independente da medicação e terapias recomendadas pelo médico, a pele negra precisa manter cuidados diários para garantir o rosto limpo, livre de impurezas e oleosidade, e bem hidratado.

    Para manter diariamente a saúde da pele, você deve seguir alguns passos básicos:

    Higienização

    Lave o rosto de uma a duas vezes ao dia para controlar a oleosidade. Como as glândulas sebáceas trabalham a todo vapor, a higienização com sabonete líquido, que tem ativos mais adstringentes, evita o entupimento dos poros e a formação de acnes, causadores das manchas.

    Hidratação

    Não é porque a pele é oleosa que não precisa ser hidratada. O uso de produtos com textura leve, e que ajudam no combate a oleosidade, deixa o rosto luminosa, sem aquela sensação pegajosa.

    Proteção solar

    O protetor solar é indispensável em qualquer tipo de pele, principalmente nas que sofrem com manchas e hiperpigmentação. Por isso, aplique o produto todos os dias, até mesmo dentro de casa, a fim de se proteger contra os raios UVA/UVB e contra a luz digital, proveniente dos aparelhos eletrônicos, como celular e computador.

    As dicas podem parecer simples, mas a utilização de cosméticos com os ativos incompatíveis com o problema pode piorar ainda mais a condição e intensidade das manchas. Antes de gastar dinheiro com produtos que deram certos em amigas, parentes e vizinhos, consulte um dermatologista para avaliação detalhada e indicação de tratamentos específicos para o seu caso.

    Entre em contato com a Clínica Lucas Miranda e venha conversar com nossa equipe!

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.