Aqui segue um alerta!!!

Aqui segue um alerta!!!

Tatuagem para cobrir olheiras? C-U-I-D-A-D-O !

Nas últimas semanas, temos visto nas redes sociais sobre a moda de tatuagem na região das pálpebras inferiores, com o objetivo de esconder as olheiras.

Isso é um grande risco pois o pigmento da tatuagem não é isento de causar alergias (e esse evento é imprevisível! Vai arriscar?). Alergia é extremamente comum em pigmentos de tatuagem e pode gerar grandes danos nessa região da pálpebra, cuja pele é muito fina.

Um segundo agravo: a nossa pele muda de coloração ao longo do dia, que dirá ao longo dos anos. A cor do pigmento obviamente não muda. Fatalmente acontecerá diferenças de cor entre a pele ao redor da “tatuagem” em 2, 5 ou 10 anos!

O terceiro ponto que eu gostaria de levantar: alguns tratamentos são contra-indicados em áreas pigmentadas por tatuagens, por exemplo laser. Laser não pode ser feito em região de tatuagem…  você está disposto a abrir mão de fazer laser na região dos olhos o resto da sua vida? Lembre-se que os lasers são uma importante arma contra o envelhecimento e, ao pigmentar as olheiras, você estará abrindo mão disso para sempre.

Temos sempre que pesar os riscos e os benefícios dos procedimentos que vamos nos submter.  Em relação à esta prática de tatuagem de olheiras, digo-lhes que desaprovo veementemente!

Fica o alerta!

Um abraço,

Dr. Lucas Miranda