Tratamento para acabar com o suor em excesso!

Tratamento para acabar com o suor em excesso!

Você já conhece o tratamento para o suor em excesso?

Hoje abordaremos uma condição que afeta e restringe a qualidade de vida de inúmeras pessoas, a hiperidrose, conhecida como suor em excesso. Quem já se sentiu constrangido com marcas de suor na região das axilas?

A hiperidrose é uma patologia caracterizada pelo suor excessivo, mesmo em pessoas que estão em repouso.

Gostaria de salientar o seguinte: é importante lembrar que o ato de suar tem as suas devidas funções, como atuar no controle da temperatura corporal, porém, quando existe o excesso dessa secreção, ocasionando incômodo e constrangimento, nos deparamos com uma condição patológica que configura o que chamamos de hiperidrose.

Essa condição pode surgir na infância, adolescência ou mesmo na fase adulta e diferentes regiões podem ser acometidas, como mãos, pés, axilas, face e couro cabeludo.

E quais seriam as causas da hiperidrose?   

A hiperidrose ocorre porque as glândulas sudoríparas estão funcionando além do necessário e existem diferentes causas para isso, como fatores emocionais, hereditários ou mesmo algumas disfunções orgânicas.

Entre os tratamentos disponíveis para hiperidrose podemos citar o tratamentos tópicos de uso externo, como loções de desodorante prescritos por um dermatologista, que conseguem reduzir a secreção de suor.

Existem alguns medicamentos por via oral cuja função é inibir a secreção das glândulas sudoríparas. No geral, reservamos esses medicamentos para casos mais graves e mais generalizados, posto que, como todo medicamento via oral, apresenta alguns efeitos adversos.

Já na cirurgia de simpatectomia torácica endoscópica (STE) desliga-se um gânglio nervoso no tórax que é responsável pela sudorese. Esse procedimento está relacionado a alto risco de sudorese rebote/compensatória em outras regiões do corpo, podendo ser de maior intensidade.

Por último, mas não menos importante, gostaria de lembrar a aplicação da toxina botulínica que atualmente, ao meu ver, é o melhor tratamento para a hiperidrose.

A toxina botulínica, mesmo medicamento usado em estética para correção de rugas e vincos faciais, quando aplicada em determinada camada da pele das axilas, consegue inibir a secreção de suor de forma eficaz.

Sua grande vantagem reside no fato de não haver risco de rebote da sudorese. Sua aplicação ocorre em uma sessão e a durabilidade do procedimento é em torno de 1 ano.

Procure seu médico dermatologista e converse com ele sobre as opções terapêuticas da hiperidrose.

Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço!

Dr. Lucas Miranda.

Saiba como acabar com a flacidez da sua pele. Clique aqui!