Marque sua consulta

    Rugas estáticas e dinâmicas: entenda a diferença!

    Como já falamos por aqui em outras ocasiões, existem diferentes tipos de rugas, com diversas formas de aparecimento. Os sinais de envelhecimento da pele não são todos iguais para todas as pessoas – e, por isso mesmo, demandam cuidados personalizados.

    De maneira geral, as rugas são divididas principalmente em dois tipos: as estáticas e as dinâmicas. Pode ser que seu rosto tenha os dois ou apenas um dos tipos… mas, independentemente das rugas que você tenha, uma coisa é certa: é possível minimizar os sinais do envelhecimento e até prevenir seu surgimento.

    Como? Existem tratamentos que são, ao mesmo tempo, seguros e eficazes, desde que conduzidos por um médico qualificado. Por isso, o mais indicado é procurar um médico dermatologista para saber qual procedimento pode trazer os melhores resultados em cada caso.

    Rugas estáticas x rugas dinâmicas

    Os sinais do tempo são inevitáveis! Envelhecer é normal – e esperado! Afinal, quem é que quer sair da festa cedo demais? Ninguém, né? Mesmo assim, as linhas de expressão e rugas podem incomodar muito e afetar a autoestima, principalmente se elas aparecem bem antes do combinado…

    A boa notícia é que não é preciso sofrer quando, aos trinta e poucos anos, já nos deparamos com sinais no espelho que, aos vinte, pareciam muito longe da realidade. A medicina estética proporciona diversos tratamentos e procedimentos que agem diretamente nas rugas e minimizam os efeitos do tempo de maneira satisfatória.

    Mas, antes de saber quais são, vamos entender de onde as rugas “saem”. Elas podem surgir de duas maneiras: a primeira, causada pela atividade muscular da região. Contrações musculares repetidas vezes acabam “marcando” a pele da região, dando origem às rugas, linhas finas e marcas de expressão.

    A segunda maneira de surgimento dessas marcas de envelhecimento acontece quando o rosto perde volume e a pele fica mais flácida. Isso acontece naturalmente à medida que os anos passam, com a produção de colágeno sendo gradativamente reduzida.

    Rugas dinâmicas

    As rugas dinâmicas são aquelas causadas por movimentos faciais. Franzir a testa, sorrir e apertar as sobrancelhas são movimentos que fazemos quando estamos felizes, bravos ou espantados, e que podem originar sinais perenes no rosto, já que a expressão de emoções movimenta diversos músculos da região.

    Portanto, esse tipo de ruga surge apenas na realização do movimento, e citamos aqui, como exemplo, os pés de galinha, que “surgem do nada” quando sorrimos. Com o rosto estático, não é possível percebê-los – já que, quando somos jovens, eles só “dão as caras” durante a contração muscular.

    Mas, atenção: rugas dinâmicas não tratadas com botox podem se tornar rugas estáticas com o passar do tempo. Por isso, vale a pena dedicar a elas o cuidado necessário de forma preventiva, ou seja, antes que se tornem mais profundas e de tratamento mais difícil.

    Rugas estáticas

    Como você já deve ter percebido pela descrição acima, as rugas estáticas são as rugas dinâmicas que não foram contidas ao longo do tempo. Um adolescente ou jovem adulto vai ter rugas de expressão, mas, se não utilizar tratamentos preventivos quando o corpo diminui naturalmente a produção de colágeno, os vincos se agravam.

    Podemos perceber claramente essa realidade quando, aos 40 ou 50 anos, a pessoa está dormindo – ou seja, sem contrações faciais aparentes – e, mesmo assim, as marcas são visíveis. Essas rugas têm como fatores de risco, além do envelhecimento da pele, o tabagismo e exposição solar sem proteção.

    Outros motivos, como estresse, poluição e qualidade do sono também repercutem na formação de rugas. Por isso, vale o lembrete: prevenir é a melhor saída!

    Como tratar rugas estáticas e rugas dinâmicas?

    Por serem de profundidades diferentes e de causas diferentes, os tratamentos adequados para rugas estáticas e rugas dinâmicas também são diferentes e vão depender de fatores como profundidade dos sinais e tipo de pele.

    A partir de uma avaliação criteriosa podem ser indicados tratamentos com aplicação de ácido hialurônico ou toxina botulínica, laser de C02 fracionado, luz intensa pulsada, radiofrequência ou skinboosters. Tudo vai depender do seu objetivo e das características das rugas!

    Aqui na Clínica Lucas Miranda oferecemos esses e outros procedimentos para minimizar os sinais de envelhecimento precoce e devolver a autoestima a quem quer, sim, ver o tempo passar – mas não tão rápido, ou tão cedo!

    Com um ambiente acolhedor, profissionais atualizados e tecnologia de ponta, somos especialistas em proporcionar conforto e bem estar para você e para a sua pele.

    Após a avaliação dermatológica, vamos indicar o tratamento adequado para seu tipo de ruga. Depois, é só relaxar e curtir!

    Quer conhecer mais? Agende um horário na Clínica Lucas Miranda e venha nos fazer uma visita!

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.