O verão é uma estação maravilhosa e propícia para a realização de várias atividades ao ar livre (com os cuidados da quarentena, claro!), sendo bom para a saúde do corpo e da mente. No entanto, a pele pode reclamar da exposição, em especial para quem tem condições dermatológicas que precisam de atenção, como a rosácea.

Quem tem rosácea sabe o quanto é difícil lidar com ela o ano todo, mas principalmente no verão. Além de o calor ser um gatilho para a piora de sintomas, causando mais vermelhidão e ardência, a alta exposição solar pode deixar a pele, que é naturalmente sensível, mais seca e irritada.

O que é rosácea?

Rosácea é uma doença de pele que afeta o rosto. Ela costuma ser comum em mulheres de pele clara e é habitualmente confundida com acne e outros problemas dermatológicos.

No entanto, os sintomas vão muito além das pústulas.

A rosácea se manifesta por meio de vermelhidão persistente na face, vasos dilatados, inchaço, pústulas (bolhas com ou sem pus), poros dilatados, pele espessa e lesões no nariz. Além da pele, o problema pode acometer os olhos, desencadeando secura ocular e pálpebras vermelhas.

Muito se pergunta sobre as motivações para que esse tipo de condição ocorra. Não existem causas definidas para a rosácea, mas uma série de fatores, quando combinados, podem desencadear ou agravar a situação, estimulando o aumento do fluxo de sangue para a superfície da pele.

Os principais são:

• Histórico familiar;
    • Estresse;
    • Alterações hormonais;
    • Alimentos quentes e picantes;
    • Abuso de álcool;
    • Banhos quentes e saunas;
    • Uso de medicamento que dilatam os vasos sanguíneos;
    • Temperaturas extremas;
    • Exposição ao sol.

A rosácea pode ser motivo de desconforto nas quatro estações, mas no verão isso tende a piorar. Afinal, devido ao aumento da temperatura corporal, a face fica ainda mais vermelha e com a sensação de ardência.

Tratamento para rosácea

Assim como todo problema de pele, para tratar a rosácea o paciente tem que buscar um médico. Se automedicar ou utilizar soluções caseiras só vão trazer malefícios para a saúde, pois, além de irritar mais a pele, isso pode desencadear outros tipos de problemas.

Embora a rosácea não tenha cura, é possível passar pela estação mais quente do ano livre da situação ou amenizar os sintomas, bastando mudar alguns hábitos.

Siga as dicas:

Limpeza suave

O rosto com rosácea precisa de uma limpeza suave, ainda mais no verão, em que a produção de sebo é ainda maior.

Opte sempre por sabonetes suaves que acalmam e hidratam a pele, evitando os produtos abrasivos com adstringente e microesferas para esfoliação.

Hidratação

Hidratação é sempre bem-vinda, principalmente em pele carente de cuidados dermatológicos. O ideal é aplicar produtos que ajudem a recuperar a barreira protetora da pele e que também promovam ação calmante.

Água termal

Outra dica muito eficaz é o uso da água termal. Ela ajuda a proteger a pele das agressões diárias, suavizando a região irritada. Além disso, ela oferece outros benefícios, como ação antioxidante, calmante e refrescante.

Proteção diária

Se você tem rosácea, não se esqueça de proteger sua pele contra a ação dos raios ultravioletas. Invista sem medo em filtro solar com FPS alto, acima de 50, com toque seco ou com textura fluida – tudo isso combinado com proteção mecânica, como boné, chapéu e guarda sol.

Se, mesmo com todas essas iniciativas, o problema persistir, procure um dermatologista o quanto antes. Ele vai avaliar a condição da pele e receitar medicamentos para reduzir a inflamação.

É possível amenizar muito o desconforto proporcionado pela rosácea no verão. Além das dicas que apontamos aqui, é importante ter acompanhamento constante de um dermatologista capaz de indicar tratamentos e medicamentos corretos para tratar desse probleminha.

Ainda não tem um dermatologista de confiança? Agende sua consulta com o Dr. Lucas Miranda! Aqui vamos te avaliar e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

Aguardamos sua visita!