Qual é o protetor solar ideal para minha pele?

protetor solar ideal

Qual é o protetor solar ideal para minha pele?

O mercado disponibiliza diversos tipos e marcas de filtro contra efeitos do sol. Escolher o protetor solar ideal para sua pele é muito importante para evitar efeitos negativos, como a obstrução de poros e aumento da oleosidade.

Separei algumas dicas para te ajudar a escolher o filtro adequado a seu biótipo cutâneo. Além disso, também selecionei informações indispensáveis para a compreensão das siglas presentes nos rótulos desses produtos.

Filtro solar com textura líquida

Para os que possuem uma pele oleosa, é indicado o uso de produtos livres de óleos (oil free), com toque seco e não comedogênicos. Fórmulas assim evitam o aspecto brilhoso, engordurado e não estimulam a produção de sebo.

Os melhores protetores para esse tipo de pele são os fluidos, com textura mais líquida.

Filtro solar com textura gel-creme

Quando se tem a pele mista ou oleosa, é indicado o uso de protetores com textura gel-creme, pois eles são hidratantes e cremosos ao mesmo tempo. Essa mistura mantém a hidratação durante o dia e auxilia no equilíbrio da produção de sebo.

Na hora de olhar as embalagens, procure por produtos para pele normal a oleosa e que sejam oil free, para evitar o aspecto oleoso na zona T.

Filtro solar para controlar a oleosidade

Em peles acneicas é difícil controlar o brilho produzido ao longo do dia. Além disso, essa pele é a mais suscetível a manchas e lesões, principalmente devido aos cravos e espinhas.

Nesse caso, o protetor solar deve ser fluido, não comedogênico, oil free, com efeito minimizador de poros e que faça o controle do sebo. O risco de utilizar um produto não indicado na sua pele pode agravar o surgimento de cravos e espinhas e aumentar a oleosidade.

Filtro solar para pele seca

As peles secas precisam de um filtro solar cremoso e com alto poder de hidratação. A pele ressecada é mais comum em pessoas mais maduras, pois, com o passar dos anos, há uma queda na produção de sebo.

Como escolher o protetor solar ideal

Para escolher o melhor protetor solar para a sua pele é preciso entender o que significa cada sigla presente no rótulo. FPS, por exemplo, é a determinação do fator de protetor solar. Essa sigla indica quanto tempo sua pele ficará protegida dos raios solares do tipo UVB.

Além disso, o filtro solar deve proteger contra os raios UVA e UVB. Enquanto o FPS indica a proteção contra a radiação UVB, a sigla PPD – Persistent Pigment Darkening (em português, escurecimento persistente do pigmento) – indica a proteção contra os raios UVA.

A radiação UVA é a maior responsável pelo envelhecimento precoce. Se o número do PPD for maior que 9, a proteção é alta e eficiente. Caso esse valor seja demonstrado em estrelas, a classificação é feita de 0 a 4, sendo 4 a mais alta proteção.  Já a radiação UVB causa queimadura e aumenta o risco de câncer de pele. Protetores com FPS superior a 30 possuem proteção adequada ao UVB.

É importante ressaltar que o PPD deve sempre possuir, no mínimo, um terço do FPS, segundo a legislação. E lembre-se: o filtro solar demora cerca de 20 minutos para ser absorvido pela pele.

A Clínica Lucas Miranda está à disposição para te ajudar a escolher os melhores produtos e tratamentos para deixar sua pele radiante, sempre colocando a saúde em primeiro lugar. Agende sua consulta e, se quiser, deixe sua pergunta nos comentários, que respondo assim que possível!