Pele mista e oleosa: quais são os cuidados ideais para cada tipo?

pele oleosa

Pele mista e oleosa: quais são os cuidados ideais para cada tipo?

Reconhecer se você tem pele mista ou oleosa é essencial para saber quais cuidados precisam ser tomados para deixá-la sempre saudável. Afinal, cada uma possui características diferentes e, por esse motivo, demandam uma rotina de beleza específica.

Existem, de forma geral, seis tipos principais de pele. São eles:

  • pele seca;
  • oleosa;
  • mista;
  • normal;
  • sensível;
  • acneica;

O primeiro passo para ter uma rotina de skincare eficiente é descobrir em qual classificação a sua pele se encaixa dentro desse espectro de possibilidades.

Para muitas pessoas, é simples diferenciar a pele oleosa da seca, já que é fácil notar suas distinções. Mas e quando o assunto é pele mista? Pode ser que, aí, a conversa fique um pouquinho mais complicada…

Diferença entre pele mista e oleosa

Identificar em qual dos dois tipos o seu rosto se encaixa pode ser um desafio – mas não é nada de outro mundo (pode acreditar!). É comum que exista essa confusão na hora de diferenciar a pele oleosa da mista, ainda que estejamos falando dos tipos mais comuns no Brasil.

O procedimento de definição de tipo de pele não é difícil: basta, para isso, tirar um tempinho do seu dia no intuito de analisar se as características de cada uma se manifestam no seu rosto. Para facilitar, separei algumas dicas para você.

Identificando a pele mista

Podemos resumir esse tipo em cinco palavras: nem oleosa e nem seca. A pele mista é uma mistura de oleosidade, encontrada na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), com regiões normais ou secas.

As áreas mais secas podem irritar e/ou descamar facilmente. Por esse motivo, quem possui esse tipo de pele precisa investir em produtos que hidratam as partes ressecadas e controlam a oleosidade da zona T.

Os cuidados com a pele mista podem ser semelhantes aos da pele oleosa, ainda que sejam diferentes em alguns aspectos. Por isso, lembre-se de lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, utilizar filtro solar e hidratantes que não tenham óleo em sua composição.

A pele oleosa

A pele oleosa é um dos tipos mais comuns entre os brasileiros, já que a oleosidade da pele é resultado de uma superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas, fator comum em países tropicais.

As pessoas com pele oleosa costumam ter os poros bem dilatados por todo o rosto e, por isso, apresentam mais tendência a desenvolver cravos e acne. Além disso, é possível notar no rosto um aspecto brilhante, pegajoso e úmido.

Por esse motivo, os cuidados precisam ser redobrados. Para manter a oleosidade da pele controlada é importante lavar o rosto com água fria e usar sabonetes seborreguladores. A hidratação também é importante – mas, sempre que possível, evite usar produtos com óleo.

Pele oleosa e mista: cuidados essenciais para cada tipo

Por mais que as peles oleosa e mista se assemelhem em alguns quesitos, cada uma demanda cuidados diferentes. Sendo assim, para mantê-las bonitas e saudáveis, é preciso se atentar à rotina de skincare ideal em cada caso.

Sabemos que a pele oleosa possui grande quantidade de glândulas sebáceas. Por isso, é mais úmida e aparenta uma textura pegajosa, além de apresentar poros mais dilatados e ter mais cravos e espinhas.

Isso posto, o essencial para cuidar da pele oleosa é controlar ou diminuir a produção de óleo. Sendo assim, comece o dia lavando o rosto com água fria e um sabonete que ajude a remover o excesso de oleosidade. Depois, aplique um hidratante facial – de preferência oil-free – e termine a rotina matinal com um protetor solar.

É essencial limpar a pele também durante a noite. Então, antes de dormir, remova a maquiagem usada ao longo do dia, preferencialmente com a ajuda da água micelar. Lave o rosto com um algodão embebido no produto e aplique um hidratante facial.

É importante repetir essa rotina diariamente e utilizar produtos que controlem a oleosidade. Uma dica extra é usar máscaras de argila verde e outras máscaras faciais. Dependendo da escolha, o produto pode relaxar a pele e ajudar a diminuir sua produção de óleo.

Falando agora sobre os cuidados com a pele mista, é válido lembrar que ela apresenta oleosidade na região T do rosto e é seca ou normal nas demais áreas. Por esse motivo, é preciso escolher os produtos ideais e, principalmente, saber como aplicá-los nos diferentes locais da face.

Assim que acordar, lave o rosto com água fria e utilize um sabonete para pele mista – ou qualquer um que remova o excesso de sebo. Feito isso, aplique também um hidratante oil-free, ou que possua uma pequena quantidade de óleo. Além dessas etapas, é essencial aplicar um protetor solar com um toque mais seco a cada duas horas.

Durante a noite, o processo pode ser o mesmo da pele oleosa. Remova a maquiagem e elimine as impurezas com água micelar. Em seguida, aplique no rosto todo um hidratante específico para pele mista.

É interessante utilizar máscaras faciais também mas, na hora de comprar, verifique se o produto atende às demandas de cada área do rosto.

 

É extremamente importante cuidar da pele, independentemente do tipo, para mantê-la bonita e saudável. Esperamos que as dicas tenham ajudado e, caso alguma dúvida apareça, conte comigo.

Entre em contato ou marque uma consulta para a avaliação do caso.