Pele masculina envelhece mais devagar?

pele masculina

Pele masculina envelhece mais devagar?

Algumas pesquisas sugerem que sim, os homens envelhecem mais lentamente até os 60 anos de idade. Apesar de não comprovado, acredita-se que a testosterona seja a grande responsável pela preservação da pele masculina.

Homem ou mulher, o envelhecimento chega para todos, trazendo consigo mudanças na estrutura, firmeza e textura da pele. A pigmentação também pode mudar, além do surgimento natural das rugas.

Existem características que diferenciam o envelhecimento masculino e feminino. A mulher passa por fases bruscas de alterações hormonais, como a menopausa. Por outro lado, o homem mantém os níveis de testosterona mais estáveis, mesmo com o passar do tempo.

A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas.

Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.

Depois dos 60…

A perda acentuada de testosterona acontece depois dos 60 anos, o que também tem a ver com o modo de tratamento da pele ao longo do tempo. Por exemplo, o grupo que menos faz uso do protetor solar é o masculino, portanto, têm o envelhecimento agravado no período de baixa hormonal.

A exposição desprotegida aos raios ultravioletas multiplica a ação dos radicais livres, agindo nocivamente contra a capacidade de anti-oxidação da pele, que já está em níveis baixos devido a mudança no organismo masculino. Processos como esse intensificam e aceleram o envelhecimento, passando por uma mudança repentina na pele.

Hábitos ruins de cuidados com a saúde, como o tabagismo, mais propenso no público masculino, também influenciam na produção dos radicais livres prejudiciais à pele. Mesmo envelhecendo lentamente ao decorrer da vida, em comparação à mulher, os maus tratos com a epiderme do homem invalidam o benefício e acabam por acelerar o processo.

Procedimentos estéticos para pele masculina

Para diminuir as estatísticas de desleixo masculino com a pele, alguns cuidados são essenciais, como a limpeza de pele. Ela evita o surgimento de cicatrizes de acne, já que diminui a oleosidade exacerbada, grande causadora de espinhas e acnes.

Por ter a face mais oleosa que a feminina, homens estão mais sujeitos a desenvolverem problemas de pele relacionados ao diâmetro do poro e o aparecimento de cravos, por isso a importância de investir na limpeza profunda da pele.

O peeling químico também é uma boa alternativa de cuidado com a pele masculina. Altamente indicado para renovar a pele, ele combate a flacidez, ameniza manchas e reduz as marcas de envelhecimento.

O tratamento é realizado com aplicações à base de ativos como o ácido retinoico, glicólico e salicílico, atingindo níveis moderados e profundos de atuação, de acordo com a prescrição profissional.

Famoso entre as mulheres, o microagulhamento também tem se tornado opção bastante procurada pelos homens. Principalmente para atuar no tratamento de rugas, o procedimento também oferece excelentes resultados de amenização de cicatrizes e acnes.

Até mesmo no combate à calvície, o microagulhamento tem se mostrado útil, já que estimula o nascimento de mais fios. Entretanto, para dar início à técnica, a pele deve estar bem hidratada e cuidada, colaborando com a penetração dos produtos e garantindo a recuperação descomplicada do paciente.

Quem nunca ouviu falar dos benefícios do botox, não é mesmo? Não é por menos, esse é o procedimento mais procurado em clínicas de estética, caindo nas graças do público masculino também. Com o uso do botox, a pele mostra menos rugas em pontos estratégicos, como a testa, em volta dos olhos e entre as sobrancelhas.

Outra novidade em alta é a harmonização facial, buscando a simetria da face. A técnica consiste em harmonizar a mandíbula, deixando-a com aspecto mais marcado e oferecendo um formato quadrado do rosto. Com o uso de ácido hialurônico, o procedimento também pode alterar o formato do nariz, sem que seja necessário passar por cirurgia.

Opções não faltam para manter o aspecto saudável e rejuvenescido da pele, mesmo depois da chegada do envelhecimento. Seja protegendo-a da exposição ao sol, ou buscando por procedimentos estéticos em clínicas, o mais importante é sentir-se bem frente ao espelho e com a autoestima em dia.

Para lhe auxiliar nessa tarefa, a Clínica Dr. Lucas Miranda, especializada em tratamentos estéticos, está a disposição para esclarecer dúvidas sobre procedimentos e cuidados com a epiderme masculina e feminina. Entre em contato e agende um bate papo conosco.