fbpx

Marque sua consulta

    Algumas pesquisas sugerem que sim, os homens envelhecem mais lentamente até os 60 anos de idade. Apesar de não comprovado, acredita-se que a testosterona seja a grande responsável pela preservação da pele masculina.

    Homem ou mulher, o envelhecimento chega para todos, trazendo consigo mudanças na estrutura, firmeza e textura da pele. A pigmentação também pode mudar, além do surgimento natural das rugas.

    Existem características que diferenciam o envelhecimento masculino e feminino. A mulher passa por fases bruscas de alterações hormonais, como a menopausa. Por outro lado, o homem mantém os níveis de testosterona mais estáveis, mesmo com o passar do tempo.

    A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas.

    Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.

    Depois dos 60…

    A perda acentuada de testosterona acontece depois dos 60 anos, o que também tem a ver com o modo de tratamento da pele ao longo do tempo. Por exemplo, o grupo que menos faz uso do protetor solar é o masculino, portanto, têm o envelhecimento agravado no período de baixa hormonal.

    A exposição desprotegida aos raios ultravioletas multiplica a ação dos radicais livres, agindo nocivamente contra a capacidade de anti-oxidação da pele, que já está em níveis baixos devido a mudança no organismo masculino. Processos como esse intensificam e aceleram o envelhecimento, passando por uma mudança repentina na pele.

    Hábitos ruins de cuidados com a saúde, como o tabagismo, mais propenso no público masculino, também influenciam na produção dos radicais livres prejudiciais à pele. Mesmo envelhecendo lentamente ao decorrer da vida, em comparação à mulher, os maus tratos com a epiderme do homem invalidam o benefício e acabam por acelerar o processo.

    Procedimentos estéticos para pele masculina

    Para diminuir as estatísticas de desleixo masculino com a pele, alguns cuidados são essenciais, como a limpeza de pele. Ela evita o surgimento de cicatrizes de acne, já que diminui a oleosidade exacerbada, grande causadora de espinhas e acnes.

    Por ter a face mais oleosa que a feminina, homens estão mais sujeitos a desenvolverem problemas de pele relacionados ao diâmetro do poro e o aparecimento de cravos, por isso a importância de investir na limpeza profunda da pele.

    O peeling químico também é uma boa alternativa de cuidado com a pele masculina. Altamente indicado para renovar a pele, ele combate a flacidez, ameniza manchas e reduz as marcas de envelhecimento.

    O tratamento é realizado com aplicações à base de ativos como o ácido retinoico, glicólico e salicílico, atingindo níveis moderados e profundos de atuação, de acordo com a prescrição profissional.

    Famoso entre as mulheres, o microagulhamento também tem se tornado opção bastante procurada pelos homens. Principalmente para atuar no tratamento de rugas, o procedimento também oferece excelentes resultados de amenização de cicatrizes e acnes.

    Até mesmo no combate à calvície, o microagulhamento tem se mostrado útil, já que estimula o nascimento de mais fios. Entretanto, para dar início à técnica, a pele deve estar bem hidratada e cuidada, colaborando com a penetração dos produtos e garantindo a recuperação descomplicada do paciente.

    Quem nunca ouviu falar dos benefícios do toxina botulínica, não é mesmo? Não é por menos, esse é o procedimento mais procurado em clínicas de estética, caindo nas graças do público masculino também. Com o uso do toxina botulínica, a pele mostra menos rugas em pontos estratégicos, como a testa, em volta dos olhos e entre as sobrancelhas.

    Outra novidade em alta é a harmonização facial, buscando a simetria da face. A técnica consiste em harmonizar a mandíbula, deixando-a com aspecto mais marcado e oferecendo um formato quadrado do rosto. Com o uso de ácido hialurônico, o procedimento também pode alterar o formato do nariz, sem que seja necessário passar por cirurgia.

    Opções não faltam para manter o aspecto saudável e rejuvenescido da pele, mesmo depois da chegada do envelhecimento. Seja protegendo-a da exposição ao sol, ou buscando por procedimentos estéticos em clínicas, o mais importante é sentir-se bem frente ao espelho e com a autoestima em dia.

    Para lhe auxiliar nessa tarefa, a Clínica Dr. Lucas Miranda, especializada em tratamentos estéticos, está a disposição para esclarecer dúvidas sobre procedimentos e cuidados com a epiderme masculina e feminina. Entre em contato e agende um bate papo conosco.