fbpx

Marque sua consulta

    Como conferem um olhar abatido e cansado, as olheiras são uma queixa muito frequente em nossos consultórios .

    As olheiras não são necessariamente condicionadas à idade. Tem pessoas que as tem de forma constitucional, desde a juventude, mas elas podem indicar um processo normal de envelhecimento.

    Afim de atingir um semblante mais descansado, mais jovial, as olheiras devem ser devidamente tratadas.

    Existem duas formas de olheiras: Aquelas por alteração de relevo, quando forma um sulco infra-palpebral (por reabsorção óssea ou reabsorção da gordurinha ao redor dos olhos). Outras formas de olheira são por alteração de cor, ou seja, pigmentar, por depósito de pigmento. Ambas as formas de olheiras têm tratamento.

    Há uma questão que vem me preocupando e que eu gostaria de pontuar! Nas últimas semanas, nas redes sociais têm-se falado muito de tatuagem para olheiras. Isso não é tratamento, nem eficaz e muito menos seguro.

    Você sofre com gordura localizada? Clique aqui e saiba como tratar. 

    E porquê? O pigmento da tatuagem não é isento de risco, pode causar reações alérgica na pele mais fina do nosso corpo, a pálpebra.

    Além disso, com o tempo esse pigmento pode ter sua profundidade alterada, causando alteração na cor. Lembre-se que qualquer tatuagem pode desbotar com o tempo! O que vai acontecer com essa tatuagem de olheira ao longo do tempo?

    Outra questão é a seguinte: nossa pele muda de co; ao longo do ano as pessoas se bronzeiam, as pessoas têm leves alterações de cor ao longo da vida, mas o pigmento da tatuagem não acompanha essas alterações. Isso vai gerar um desnível de tom entre a pele não tatuada e a pele da olheira com essa tatuagem.

    Então repito: não é um tratamento eficaz, nem seguro. Fica o alerta!

    Existem tratamentos realmente eficazes para olheiras:

    Existem tecnologias à base de laser que farão uma troca da superfície cutânea, conferindo viço àquela pele desvitalizada. Quando o problema é a pigmentação, existem tratamentos tópicos e também à base de laser ou peeling, que ajudam muito.

    Quando o problema é o relevo, ou seja, existe aquele sulco na parte inferior do olho, podemos preencher com ácido hialurônico, que é um material isento de risco naquela região e que vai conferir uma uniformidade no relevo.

    Muita cautela ao decidir por tratamentos ainda não consagrados, que não têm uma segurança bem estabelecida a longo prazo.

    Procure seu dermatologista e discuta com ele um tratamento eficaz e seguro para suas olheiras.

    Espero ter ajudado. Um abraço.

    Dr. Lucas Miranda