O que é Rinomodelação?

O que é Rinomodelação?

O nariz é uma parte do corpo onde não há meio termo: quem gosta do seu nariz, leva uma vida normal; mas, quem não gosta, se incomoda muito. Por estar no centro da face, ou seja, no ápice de nossa exposição, a insatisfação com o formato do nariz pode trazer sérios problemas de autoestima.

Por outro lado, a rinoplastia, cirurgia plástica exclusiva da região nasal, gera muitas dúvidas e, em certo ponto, alguns temores nos pacientes que querem melhorar o ponto que os incomoda. Isso porque, ao mexer exatamente no ponto central da face, a feição pode mudar muito.

Um dos casos clássicos dessa mudança radical é o da atriz Jennifer Grey, estrela do filme “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, longa metragem de 1987 em que ela atuava ao lado de Patrick Swayze. Juntos, eram os protagonistas da história em que uma moça vai para um resort e acaba se apaixonando pelo instrutor de dança local.

A atriz ficou famosa por dois motivos: o primeiro, por ter conquistado o mundo com o papel de Frances “Baby” Houseman. O segundo por ter feito uma rinoplastia, na década de 1990, que mudou a estrutura de seu rosto. Há quem diga que Grey não tenha conseguido mais papéis de destaque justamente pela “mudança radical”.

fotos da atriz jennifer grey antes e depois da cirurgia de nariz

Se você busca mudar o aspecto do nariz, mas tem restrições quanto a fazer uma cirurgia tão definitiva, não se desespere: há meios menos críticos de retomar a autoestima. Um deles, dos quais você já deve ter ouvido falar sobre, se estiver pesquisando por técnicas médicas para modificar o nariz, é a rinomodelação.

Mas o que, realmente, é isso?

A rinomodelação, ou rinoplastia não-cirúrgica, é uma técnica de preenchimento do nariz onde conseguimos modificar algumas características estéticas dessa região da face sem a necessidade de fazer um procedimento cirúrgico complexo e, muitas vezes, irreversível.

Como já falamos, o nariz é o elemento central da face e, por isso, é responsável pela harmonia facial. É preciso, por isso, que a gente dê atenção às necessidades estéticas nasais para conseguirmos, como resultado, uma estética facial global adequada a cada tipo de rosto.

Benefícios da rinomodelação

Alguns pacientes que vem ao consultório querendo melhorar alguns pontos do nariz querem saber quais são as características que a gente consegue alterar do nariz sem intervenção cirúrgica.

E, para surpresa geral, descobrem que são muitas.

Com o preenchimento cutâneo, ou seja, com a rinomodelação, a gente consegue:

  • empinar um pouquinho o nariz;
  • corrigir a protuberância da ponta nasal (vulgarmente chamada “nariz de tucano”);
  • alterar o relevo do torso nasal, seja em protuberância ou vale;
  • retificar o nariz e deixá-lo afilado, alongado;
  • alterar o formato da ponta nasal, ou seja, aquele nariz que tem uma fenda na ponta pode se tornar mais convexo e harmônico.

Não precisamos nem dizer que o impacto na autoestima de quem tira os pontos de incômodo, sem precisar de anestesia geral, é o maior benefício de todos. Afinal, como faço questão de frisar, o preenchimento nasal pela rinomodelação é um procedimento completamente não-cirúrgico.

Isso significa que a gente consegue corrigir esses pontos sem submeter o paciente a uma cirurgia geral. Com isso, o tratamento fica mais prático para o paciente, que vem à clínica e já sai com o nariz “pronto”, dentro de suas necessidades, sem necessitar de medicamento ou acompanhamento de recuperação.

Qual a durabilidade da rinomodelação?

Como a gente, aqui na Clínica Lucas Miranda, utiliza um preenchimento de alta reticulação, a durabilidade da rinomodelação varia entre um ano e um ano e meio.

 

Ficou mais alguma dúvida?

Deixe-a aqui nos comentários e eu responderei o quanto antes, em texto ou vídeo.

E, se quiser conhecer as possibilidades de rinomodelação para o seu caso, agende online sua consulta na Clínica Lucas Miranda.