Dicas de tratamento caseiro para cabelos

Dicas de tratamento caseiro para cabelos

Com a necessidade de ficar dentro de casa, a preocupação com os cabelos não deixa de existir – e talvez até se intensifique. Já escutamos várias dicas de todo tipo de tratamento caseiro, mas, ao mesmo tempo, existem as dúvidas sobre qual deles é realmente eficaz e saudável aos fios.

Pensando nisso, separei algumas dicas de tratamento caseiro para seus cabelos. Assim, você pode manter a saúde dos fios, mesmo dentro de casa.

Em primeiro lugar, antes de procurar qualquer tratamento, dê atenção à sua alimentação. Para garantir a saúde dos cabelos é necessário manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Tudo que é ingerido afeta diretamente a saúde de cada parte do corpo – e com o cabelo não é diferente.

Para tanto, procure manter uma boa quantidade de proteína e ferro. Além de ser um hábito saudável para a pele, isso também contribui para o aspecto bonito dos cabelos. Afinal, eles são feitos de queratina, uma proteína; por isso, seu corpo precisa receber a substância, vinda da alimentação, para garantir o bom resultado.

Veja outras dicas de tratamento caseiro para cabelos:

Lave com água fria

Os banhos de água quente podem ser prejudiciais à pele e, também, aos cabelos. Ao lavá-los dessa forma, pode haver estímulo à oleosidade e inflamação, podendo resultar em queda. Por isso, no momento de lavar os fios, atente-se para manter a água fria.

Aposte no óleo de coco para os cabelos

O óleo de coco é altamente nutritivo e trata a saúde do couro cabeludo a partir de propriedades antifúngicas e antibacterianas. Com isso, apresenta vários benefícios, ajudando no controle de oleosidade, caspas, quebra e queda de fios.

O coco possui um componente denominado ácido láurico, triglicerídeo mais facilmente absorvido pelo corpo. Por isso, seu óleo é capaz de penetrar de modo mais forte nos fios. Resultado? Hidratação profunda.

E, para completar, o óleo de coco também pode fortalecer a cabeleira, uma vez que ajuda a evitar a perda de proteínas, reduzir o frizz, selar as cutículas e diminuir as pontas duplas.

Há maneiras diferentes de utilizá-lo, antes ou depois de lavar os cabelos.

Confira:

Umectação

No caso da umectação, você deve aplicar o óleo de coco, mecha por mecha, nos cabelos ainda sujos. Depois disso, massageie as mechas e o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Em seguida, você deve prender o cabelo – pode ser em um coque – e deixar a substância agir por, pelo menos, 40 minutos. Depois, lave os fios normalmente.

Finalização

O óleo de coco também pode ser usado para a finalização do penteado. Depois de lavar, utilize o produto como desembaraçante. Uma pequena quantidade nos fios, distribuído com um pente de dentes largos, já é o suficiente.

Você ainda pode usar o óleo de coco como um reparador de pontas, deixando-as nutridas e seladas.

Use babosa

A babosa tem uma composição super benéfica aos cabelos. Por isso, seu gel é considerado um umectante natural. Ele age como uma barreira física entre os fios e o meio ambiente, protegendo e equilibrando o pH, além de devolver a água que os cabelos podem perder diariamente.

Para a aplicação, deve-se lavar os cabelos com shampoo normalmente. Em seguida, no lugar do condicionador, aplica-se o gel de babosa, deixando descansar no fio por 20 minutos.

Além dos benefícios capilares, a babosa também tem propriedades medicinais e pode ajudar em problemas de pele mais graves, como a seborreia e a psoríase.

Agora que você acompanhou algumas dicas de tratamento caseiro para cabelos, que tal batermos um papo sobre a saúde dos seus fios e da sua pele? Agende uma consulta online!