Cuidados essenciais para pele masculina

tratamentos de pele

Cuidados essenciais para pele masculina

A pele do homem, assim como a feminina, precisa igualmente de cuidados diários. É comum notar impaciência ou desvalorização da necessidade do uso de protetor solar e hidratantes, o que é esperado de uma sociedade que associa esse tipo de precaução à fragilidade da masculinidade.

Felizmente, essa realidade tem se transformado aos poucos. Por mais que os cuidados tenham reflexos imediatos e a longo prazo nas questões estética, a rotina de skin care também é importante para manutenção da saúde, tanto física quanto mental.

Contudo, aproveitar-se da proximidade com os produtos das filhas, esposa ou mãe, ainda não é o cenário ideal, mesmo que funcionem de início. Para que o resultado seja igual ou melhor que o esperado, é preciso usar cremes destinados à pele masculina e que estejam de acordo com as suas caraterísticas.

Por causa dos hormônios, homens têm pelos mais grossos, bem como a textura da pele. Também é habitual perceber maior oleosidade e presença de acnes e espinhas, consequências de uma superfície mais gordurosa. Todos esses fatores devem ser considerados antes da compra dos produtos, caso o objetivo seja alcançar uma pele saudável e hidratada.

Limpeza de pele

Limpar a pele é o primeiro estágio dos cuidados com a pele, principalmente para controle da oleosidade, tão presente na epiderme masculina. Porém, não se trata de um processo comum, como o que é feito no banho, mas do uso de sabonetes específicos para área do rosto e que estejam de acordo com o tipo exato da pele.

Mesmo que a finalidade do sabonete para o corpo e rosto sejam a mesma, a limpeza, o modo como cada um deles faz isso é o grande diferencial e impeditivo para levar os cuidados com a pele à sério. Usar um produto qualquer pode resultar em efeitos contrários ao esperado, como o aumento da oleosidade e ressecamento.

Outra opção muito eficiente é optar pela limpeza de pele feita por profissional. A eliminação de impurezas ocorre de modo mais profundo e duradouro, com a retirada de cravos e o uso de produtos profissionais, dedicados às características exatas do paciente.

A limpeza profunda, realizada dentro da clínica, é feita com o auxílio de produtos específicos ao tipo de pele do paciente. Os resultados são a redução visível da oleosidade, além da prevenção do aparecimento de acnes e espinhas.

Protetor solar sempre

Não é só na praia ou clube que o protetor solar deve aparecer. Mesmo em dias nublados e chuvosos, a radiação dos raios UVA e UVB permanecem e são nocivos à saúde da pele, causando vermelhidão, bolhas, envelhecimento precoce e câncer.

Assim como hidratantes e sabonetes, o protetor solar também deve estar em conformidade ao tipo de pele, definidas como oleosa, mista, seca e normal. Vale lembrar que o uso de produtos não específicos acarreta em muitos problemas à pele. Portanto, toque o seu rosto, sinta como anda a produção de óleo durante o dia e tenha certeza de qual é o cosmético ideal antes de comprá-lo.

Uma dica que pode facilitar a escolha é optar por protetores de efeito seco, caso a pele seja muito oleosa. Assim, evita-se que, durante o dia, a pele apresente aspecto pegajoso e derretido. Além disso, produtos desse tipo são ideais para quem não deseja sentir a textura do protetor e busca a sensação de pele livre e recém lavada.

Uso de cosméticos específicos

Diferentemente do que muitos homens acreditam, o surgimento de estrias não acontece apenas nas mulheres. É comum que, ao ganhar peso, os homens também notem o surgimento de linhas de coloração diferente em algumas partes do corpo, como os glúteos e barriga.

Uma das melhores maneiras para prevenir a chegada das estrias é a hidratação corporal. Principalmente em áreas mais ressecadas, como os cotovelos e joelhos, hidratar a pele também proporciona uma aparência mais viçosa, com brilho natural, aspecto jovem e bonita.

Deixe o pós banho ser o momento de hidratação e cuidado com a pele do rosto e corpo. Sem dúvida, esse é o melhor período do dia para que a epiderme absorva com maior intensidade os nutrientes dos cremes.

Consultar-se com um dermatologista é o meio mais adequado para entender qual o produto ideal para tratamento e hidratação da pele. Ainda que a maioria dos homens brasileiros apresentem pele oleosa, é importante entender que o mesmo não se aplica a todos os casos. Por isso, tenha sempre em mente que a necessidade da região do rosto é diferente do restante do corpo, e isso varia de pessoa à pessoa.

Com o uso correto dos produtos, alguns problemas cotidianos da rotina do homem podem ser atenuados, como a foliculite, causada pelo uso das lâminas dos barbeadores. Loções pós-barba, por exemplo, reforçam a irritabilidade da pele, piorando ainda mais o quadro.

Questões como essa não precisam arrastar-se por toda a vida e serem encaradas como obrigatórias. Homens também precisam dar atenção à pele. Para garantir um tratamento adequado às necessidades da sua pele, visite um dermatologista e descubra mais sobre como melhorar a sua rotina de skin carediária.

Aproveite esse momento para saber detalhes sobre procedimentos estéticos que, diferentemente do que muitos acreditam, são indicados tanto às mulheres quanto aos homens. A Clínica Lucas Miranda é um bom lugar para tirar suas dúvidas e oferecer as orientações que você busca. Estamos aguardando seu contato!