Cuidados com a pele durante o carnaval

Photo by bruce mars on Unsplash

Cuidados com a pele durante o carnaval

O carnaval já está batendo na porta, trazendo muito alegria, brincadeiras e fantasias criativas. E, para entrar na folia, precisa ter muita disposição. Afinal, estamos falando da maior e mais popular festa do Brasil.

Pensando nisso, não dá para sair de qualquer jeito, né? Carnaval é – literalmente – para brilhar. Quem gosta de muita maquiagem, batom colorido e aquela salpicada de glitter e purpurina está em casa com os blocos de rua. No entanto, existe algo do qual muita gente se esquece durante esse período de festa: o cuidado com a pele.

Porque ter cuidados com a pele durante o carnaval?

As pessoas brincam pra valer durante os cinco dias de carnaval. Os foliões saem à rua com suas fantasias sintéticas, muita make, exposição ao sol e suor. E, como já sabemos não é de hoje, essa combinação não faz nada bem à pele.

O que mais se vê nesse período é a tendência de emendar uma festa na outra, sem se preocupar em retirar a maquiagem e dar um descanso à pele. Além disso, muitos foliões não param nem para dormir, sem se dar conta de que uma boa noite de sono não só recupera a energia para o dia seguinte, mas também melhora a aparência do rosto e do corpo.

A maratona de festas, blocos e desfiles causa prejuízos enormes à derme, provocando ressecamento, queimaduras, envelhecimento e alto risco de câncer de pele.

É por isso que os cuidados com a pele durante o carnaval devem ser redobrados. Além dos problemas já relacionados, são frequentes os casos de alergia devido a alguns produtos usados na folia, como tinta, spray e espumas.

Dicas para manter a pele linda e saudável no carnaval

Para que potenciais problemas dermatológicos não acabem com a sua empolgação, listei algumas dicas para deixar sua pele linda e evitar danos no pós-folia:

Proteção solar

O carnaval acontece justamente na estação mais quente do ano. O sol intenso, o calor e o mormaço castigam a pele. Por isso, abuse do filtro solar com FPS 30, no mínimo, reaplicando o produto a cada duas horas.

Para se proteger ainda mais e evitar queimaduras, use chapéu, óculos de sol e procure ficar em lugares com mais sombra.

Filtro solar labial

O lábio é uma região bastante sensível, para o qual a maioria de nós não está acostumada a dar a atenção necessária. O uso de filtro solar labial é importante para proteger a boca do ressecamento causado pelo sol e evitar manchas na região.

Não exagere na bebida

O carnaval é uma festa em que ser regrado/a não é uma prioridade, e o consumo de bebida alcóolica parece liberado nessa época. Se você quer cuidar da pele, não acredite nisso – e não exagere.

O consumo em demasia de álcool afeta a reserva de água existente no nosso corpo. Quando ela deixa de ser suficiente, o líquido começa a ser retirado dos tecidos periféricos.

Em outras palavras, a pele perde água, causando ressecamento e descamação. Além disso, o álcool ajuda a estimular a produção de radicais livres, o que estimula o envelhecimento precoce e a flacidez.

Abuse da hidratação

A água é a melhor hidratação que seu corpo pode ter. Além de combater os efeitos do álcool, evitando a famosa ressaca, ela ajuda na disposição e auxilia no bom funcionamento dos órgãos.

A ingestão de água também promove a revitalização de dentro para fora na pele, constituindo um método bastante natural de evitar ressecamento e descamação.

Limpeza de pele

Não há como negar que uma boa limpeza de pele tem o seu lugar, principalmente após dias de diversão e poeira. O rosto, em especial, fica oleoso – condição que, quando em contato com a maquiagem, obstrui os poros, podendo causar inflamações, cravos e outros problemas dermatológicos.

Por isso, ao chegar em casa, retire a maquiagem com um produto específico, lave bem o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele, aplique o adstringente e passe um hidratante. Sempre que possível, agende uma limpeza de pele com um profissional capacitado a fazê-la.

 

Mesmo com tantas dicas bacanas, é difícil manter a pele bem cuidada, não somente no período da folia, mas durante o ano inteiro. Acontece que, às vezes, o tratamento precisa ser um pouco mais avançado, a partir do uso de produtos ou procedimentos mais específicos.

Se você quer preparar sua pele para o carnaval, não perca tempo! A Clínica Lucas Miranda pode te ajudar a encontrar as melhores soluções para que você fique tranquila nesse período de divertimento – e consiga recuperar o aspecto saudável da pele após a maratona de bloquinhos.

Entre em contato com a gente e marque sua consulta.