Cuidados após a aplicação da toxina botulínica

Cuidados após a aplicação da toxina botulínica

A toxina botulínica tem ganhado cada vez mais espaço. Em 2018, procedimentos com a substância ultrapassou a marca de seis milhões em todo o mundo, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Diferente de outras substâncias, o botox, como também é conhecida a toxina botulínica, é responsável por paralisar os músculos. Por conta dessa característica, é usada no tratamento de doenças como enxaqueca e bruxismo.

Diferente de um procedimento invasivo, que pode exigir repouso e até a interrupção temporária de algumas atividades, a aplicação de botox não é um procedimento invasivo. Após ser aplicado, o paciente pode retomar as atividades do dia a dia.

Entretanto, a aplicação de botox exige alguns cuidados. A partir de algumas ações, o paciente pode evitar complicações, efeitos desagradáveis e ter um resultado mais satisfatório. Confira, a seguir, quatro cuidados importantes após o procedimento.

#1 Não abra mão do protetor solar

Após o procedimento, sua pele fica mais sensível à exposição solar, o que aumenta as chances de provocar manchas. Além disso, os raios UVB e UVA também contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Por essa razão, ao realizar procedimentos estéticos com a toxina botulínica não se esqueça de usar o protetor solar. Invista em protetores com FPS 30 ou mais, aplicando no rosto e pescoço. Ao longo do dia, o produto deve ser reaplicado, com intervalo de duas horas para manter seu efeito de proteção.

# 2 Cuidado com o cosmético que usa

Após o procedimento a pele pode ficar mais fragilizada, o que requer alguns cuidados. Por isso, antes de aplicar qualquer produto na região do botox, é importante analisar as substâncias presentes nos cosméticos.

Esse cuidado é importante para evitar qualquer complicação relacionada a reações alérgicas da pele. Também é indicado evitar o uso excessivo de produtos na região. Além disso, é fundamental manter a pele limpa e higienizada.

#3 Evite esforço físico e movimentos de pressão

Apesar de não ser um procedimento que interrompe a rotina, a aplicação de botox exige alguns cuidados em relação ao esforço físico. Após o procedimento, é importante evitar exercícios físicos por 12 horas.

A movimentação brusca pode provocar uma migração da substância para outros pontos do músculo. Essa mudança causa reações adversas como a ptose palpebral, condição em que há uma queda na pálpebra superior.

Para evitar o deslocamento da toxina, também é contraindicado massagens e outros movimentos de pressão na região em que a substância foi aplicada. Também é importante evitar a exposição ao frio ou calor excessivo.

#4 Não esqueça do retorno

A consulta de retorno é importante para o especialista avaliar o resultado da aplicação. De forma geral, essa ida ao consultório deve acontecer de 15 a 35 dias após o procedimento. Nesse momento, o profissional irá observar se é necessário complementar a aplicação.

Seguindo essas orientações, você terá uma boa experiência com a aplicação da toxina botulínica. Para quem deseja realizar o procedimento, podemos te ajudar!

Fale com nossa equipe aqui e agende sua consulta na Clínica Lucas Miranda.