Como “voltar a pele” após a cirurgia bariátrica

como voltar a pele após bariátrica

Como “voltar a pele” após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento feito por quem apresenta quadro de obesidade mórbida e busca melhorar a qualidade de vida com a eliminação do peso extra.

Contudo, ela não é indicada a todo mundo, e sim a quem não consegue perder peso pelos meios convencionais, como dieta e exercícios físicos, e que corre riscos de saúde por conta do sobrepeso.

Embora seja uma intervenção médica capaz de controlar pressão arterial e colesterol, os desconfortos físicos no pós-cirúrgicos são inevitáveis.

Conhecida popularmente como “redução de estômago”, a bariátrica faz o paciente perder peso muito rápido. Com isso, o excesso de pele e a flacidez se destacam – em especial na região do braço, perna e abdômen.

Excesso de pele não é só estética

Lidar com o emagrecimento rápido e a mudança no corpo é, para muitos pacientes, uma situação complicada e difícil, podendo levar a abalos emocionais, como queda da autoestima, tristeza e até mesmo depressão.

A razão é que essa transformação acaba causando uma vários transtornos na vida da pessoa. Imagine uma quantidade enorme de pele solta pelo corpo. Para além de uma estética, a flacidez pode ocasionar dificuldade de locomoção e problemas dermatológicos, como assaduras e infecções.

As cirurgias plásticas atuam com grande eficiência na retirada do excesso de pele, mas não tratam a flacidez do tecido.

Mas, então, o que pode ser feito para ter uma pele bonita e firme?

Existem tratamentos estéticos que podem dar uma força na recuperação da pele pós-cirurgia bariátrica. Os procedimentos que utilizam os bioestimuladores de colágeno são os mais indicados para essa situação.

Contudo, eles não podem ser realizados de forma arbitrária e sem um acompanhamento médico. A avaliação do dermatologista é essencial para a aplicação da técnica mais indicada caso a caso.

Veja quais são os principais tratamentos contra a flacidez pós-bariátrica:

Sculptra®

Elaborado com ácido polilático, o Sculptra® é uma substância injetável que ajuda a estimular o colágeno da pele, proporcionando resultados de longa duração e aparência natural.

Ele é indicado para melhorar o contorno facial e corporal, trata celulite e flacidez, inclusive a ocasionada pela cirurgia bariátrica. Pode ser utilizado em braços, coxas, glúteos e abdômen, rugas, vincos e linhas de expressão.

Vale lembrar que a técnica não é de preenchimento, mas os resultados podem ser observados após 30 dias e com duração de até dois anos.

Radiesse®

Esse outro bioestimulador de colágeno atua na amenização de rugas e marcas de expressão moderadas e graves, promove sustentação da face, age nas irregularidades pós-cirúrgicas, trata perda de volume e flacidez na pele.

É um gel injetável, elaborado com microesferas de hidroxiapatita de cálcio que são facilmente absorvidas pelo organismo com o passar do tempo. Ele estimula a produção natural de colágeno e elastina, proporcionando mais firmeza e elasticidade do tecido dérmico.

A aplicação do Radiesse® também é recomendada para melhorar o efeito craquelado que costuma aparecer na área do pescoço, colo e joelhos.

Ultraformer III®

O Ultraformer III® é um aparelho de ultrassom da nova geração que emite energia de alta intensidade. Ele atua com tecnologia microfocada e macrofocada e trata áreas maiores e menores da face e do corpo, provocando microzonas de coagulação térmica em diferentes profundidades.

O aparelho aquece a pele e a fáscia muscular até 75 graus, provocando zonas de coagulação, acarretando intensa produção de colágeno.

O diferencial do Ultraformer é que ele confere aumento da espessura da pele e da fáscia muscular, sendo recomendado para pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.

O resultado é uma alta produção de fibras que promove firmeza, além de tratamento de gordura localizada, diminuição da flacidez, tratamento de rugas e lifting facial não-invasivo.

Se você tiver alguma dúvida sobre como combater a flacidez após a cirurgia bariátrica, agende sua consulta na Clínica Lucas Miranda. Vamos conversar e avaliar qual técnica é mais adequada para o seu caso.