Marque sua consulta

    Como dormir afeta o rosto

    Se existe um ritual natural de beleza melhor que uma boa noite de sono, desconheço! Essa prática descansa o corpo e a mente, recupera a energia, deixa o dia mais produtivo e, claro, renova a pele. 

    Pode acreditar: o famoso sono da beleza não é lenda. Ele ajuda no processo de limpeza do cérebro, removendo substâncias tóxicas causadas pela ansiedade, depressão e estresse. E, quanto menos preocupações, mais saúde a pele exala. Repare, inclusive, que as ideias fluem muito melhor depois de um soninho bem gasto.

    O contrário também é verdadeiro: se você dorme mal, isso pode afetar significativamente a vivacidade da pele, principalmente da pele. Problemas para dormir podem provocar manchas, rugas e até mesmo flacidez. 

    O que tem a ver o sono com a aparência do rosto?

    O sono é restaurador e fundamental para o bom funcionamento do organismo – e isso é cientificamente comprovado. Quando somos acometidos por insônia ou uma série longa de noites mal dormidas, o corpo todo reclama. O rosto só demonstra os sinais, seja de um sono de qualidade ou de um sono inexistente.

    Além do desequilíbrio hormonal causado pela insônia, que pode estimular o surgimento ou piora das olheiras, ainda tem o fator da posição. Geralmente a gente se deita sempre do mesmo lado, o que acaba amassando o rosto de forma desigual, deixando-o irregular e com a aparência envelhecida.

    Por isso, vamos falar sobre o sono em um blog de dermatologia. Relacionei abaixo alguns dos principais problemas causados pelo modo de dormir e os tratamentos adequados que ajudam a corrigir tais imperfeições.

    Envelhecimento precoce

    Com o passar do tempo, todo mundo vai sentir na pele o peso do envelhecimento. A perda de colágeno é apenas a ponta do iceberg; tem também a dificuldade do transporte de nutrientes e fatores externos, como má alimentação e exposição indiscriminada ao sol, aumentam o risco de envelhecimento precoce.

    A falta de sono afeta a aparência da pele, deixando-a envelhecida, caída e cansada. Dormir oito horas por dia ajuda a regular os hormônios e combater os radicais livres que causam esse efeito devastador.

    Existem tratamentos estéticos poderosos para auxiliar no processo de retomada da pele bonita. É o caso da Luz Intensa Pulsada, um aparelho que auxilia na produção de colágeno, elimina bactérias que causam a acne e fecha os poros, proporcionando uma pele com mais brilho.

    Rugas, linhas de expressão e bigode chinês

    Quanto mais o tempo passa, mais perto estão as rugas e linhas de expressão. Elas aparecem naturalmente, mas são esperadas só após várias décadas de vida, por motivos óbvios. Contudo, se a gente descuida, elas surgem bem antes do aguardado.

    Se você dorme com o rosto amassando o travesseiro, por exemplo, é certo o surgimento de rugas e linhas de expressão na testa e no rosto. O famoso bigode chinês também entra nesse pacote de efeitos colaterais, já que é um tipo de ruga, indo do nariz ao canto da boca. 

    Quando se é mais jovem, e a produção de colágeno está em alta, a pele fica mais elástica, evitando a formação de marcas.

    A maioria das pessoas que procuram a Clínica Lucas Miranda já passaram dessa fase, e as marcas de sono na pele vão se aprofundando cada vez mais. É claro que quase ninguém consegue dormir de maneira estática, com o rosto virado para cima a noite toda, e por isso o ideal é consultar um dermatologista com frequência para avaliar a profundidade da marca e propor o tratamento correto.

    Com as inovações da medicina estética, como a aplicação de ácido hialurônico ou toxina botulínica, laser de CO2 fracionado que renova a epiderme, luz intensa pulsada ou skinbooster na pele, fica mais fácil retomar a elasticidade perdida durante o sono. 

    Olheiras e bolsas

    Se você não dorme direito, há grandes chances de obter olheiras e bolsas embaixo dos olhos, região que fica comprometida devido à dificuldade de drenagem na área ocular.

    Existem bons tratamentos à base de creme com ácido hialurônico e vitamina C que minimizam o inchaço e ajudam a clarear o local, mas a real eficiência dos cosméticos vai depender da profundidade do problema. Se estivermos falando de marcas mais superficiais, os resultados tendem a ser positivos. Contudo, em muitos casos, o tratamento com laser proporciona um efeito bem mais favorável.

    Além da Luz Pulsada, que induz a produção de colágeno, o Spectra XT é também indicado para a redução de olheiras pigmentadas. Trata-se de uma tecnologia que age diretamente no pigmento das camadas superficiais e profundas da pele, conseguindo eliminar manchas e induzir a formação de colágeno. 

    Tanto o preenchimento com ácido hialurônico quanto o laser uniformizam o relevo e o laser fracionado, melhorando a textura da pele. O mais importante é identificar os tipos de olheiras para definir a escolha do tratamento adequado.

    Os cuidados com o rosto, mesmo na hora de dormir, são importantes para mantê-lo sempre jovem e com viço. Uma dica para o dia a dia é ir, aos poucos, tentando mudar a posição no travesseiro. Isso evita “amassar” o rosto e, consequentemente, ganhar algumas marcas indesejáveis – que podem ficar por aí por bem mais que apenas uma noite.

    E se quiser potencializar os cuidados com a pele, aqui na Clínica Lucas Miranda você encontra todos os tratamentos citados, além de outros que também podem ser eficientes para seu caso. Entre em contato com a gente e marque sua consulta!

    ©2021 Lucas Miranda. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Acesso Marketing e 909 Web Studio.

    Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade.