fbpx

Marque sua consulta

    Quem nunca foi adolescente e sofreu – muito – com a espinha que apareceu justamente no dia em que não podia aparecer, que atire a primeira pedra nos jovens de hoje que se descabelam nessa condição.

    Todos nós já passamos pelas mudanças da fase jovem e sabemos que a formação de acne é uma pedra no sapato de quem quer ter o rosto lisinho. Só que, para a sorte da nova geração, os tratamentos são bem mais acessíveis e altamente tecnológicos.

    Recentemente eu recebi um direct de uma seguidora (se quiser me enviar mensagens pelo Instagram e ver as últimas novidades da Clínica Lucas Miranda, clique aqui), provavelmente mãe, perguntando quais são os cuidados que se deve ter com a pele de um adolescente.

    O principal problema na pele do adolescente, sem dúvida, é a acne. Com um aspecto que as pessoas nessa idade consideram inestético, acredita-se que de 80% a 90% dos jovens desenvolvam acne em algum momento do período da adolescência. Ou seja: cedo ou tarde ela pode aparecer para qualquer um – e, dependendo da fase da vida, as espinhas podem se potencializar para o jovem, tornando-se um problema muito maior do que realmente é.

    A medicina não conhece todos os fatores causadores da acne. Mas, sem dúvida nenhuma, existe alguma causa hormonal, que acaba implicando no acometimento da face e do tronco com essas lesões, que muitas vezes formam pus e geram um extremo incômodo às pessoas que possuem essa condição.

    A principal medida no tratamento e controle da acne – que, a meu ver, é mais que necessária, é imprescindível – é o uso de um bom sabonete, adequado à pele do paciente. Afinal, a oleosidade é a principal causa do surgimento dessas lesões inflamatórias. Após o estabelecimento e uso de um sabonete adequado à pele, cabe ao dermatologista definir como escalonar o tratamento.

    Existem géis tópicos que auxiliam muito no controle das lesões e medicamentos, como antibióticos e a tretinoína, que favorecem os tratamentos contra a acne e todo o processo inflamatório que ela carrega.

    Tratamentos médicos contra a acne

    Em termos de procedimentos médicos que auxiliam, e muito, o combate à acne, vou citar três que são os mais eficazes no meu ponto de vista:

    1. Peeling

    Existem ácidos específicos que que ajudam no controle da oleosidade e nas lesões inflamadas, também. Gosto muito de três tipos, que são o ácido salicílico, solução de Jessner e ácido retinoico. A meu ver, esse trio pode renovar muito a pele diminuir, além da inflamação, as manchas deixadas pela acne.

    1. Sessões de Led

    Existem comprimentos de onda muito específicos que acabam tendo o efeito anti-inflamatório e, também, bacteriostático, combatendo a bactéria que causa a acne.

    As sessões de Led são indolores e muito eficazes no controle da inflamação.

    1. Laser ND-Yag

    Essa tecnologia gera um aquecimento da pele que também contribui, em muito, no tratamento da acne e sua “prima”, a acne rosácea, que também é uma condição inflamatória da pele.

    Um ponto que eu gosto de frisar com meus pacientes, e com as mães dos pacientes adolescentes, é que a brevidade, e a premência no tratamento das acnes são essenciais para evitar a principal mazela dessa condição: as cicatrizes. Para elas, os tratamentos são mais difíceis e mais onerosos.

    E, antes que você pergunte, já vou avisando: SIM, espremer as espinhas aumenta a chance de formação de cicatrizes. Mantenha os dedinhos bem longe das lesões para evitar uma piora em um quadro que pode ser facilmente revertido, ok?

    Se você sofre com acne, ou conhece alguém que sofre, compartilhe esse vídeo. Lembre-se que, se precisar de ajuda médica para diagnosticar e tratar o quadro, estou à disposição na Clínica Lucas Miranda.

    Você pode agendar online sua consulta e vamos bater um papo que vai tratar sua condição inflamatória e melhorar bastante sua autoestima.