4 cuidados importantes para as mãos

Mulher fazendo a rotina de cuidados para ter mãos mais sedosas e hidratadas.

4 cuidados importantes para as mãos

Entre as pessoas que desejam prevenir os sinais do envelhecimento, é comum a adoção de procedimentos estéticos para o rosto. Entretanto, outras áreas do nosso corpo também merecem atenção, como as mãos.

Mudanças na textura da pele, flacidez, ressecamento e o aparecimento de rugas são alterações comuns que acontecem nas mãos. Além da própria idade, alguns fatores externos podem deixar o local com aspecto menos saudável.

Hábitos diários como o uso de detergente, sabonetes e álcool em gel, por exemplo, podem afetar a saúde das mãos.  A exposição à luz solar e a ação da poluição também favorecem o processo de perda de colágeno e o aparecimento de manchas.

As manchas senis, por exemplo, são um tipo comum que atinge as mãos. A partir de uma grande produção de melanina, surge as manchas. Com diferentes colorações, pessoas com essa alteração podem apresentar tons marrons e/ou acinzentado no local.

Por isso, para quem deseja ter mãos mais bonitas e saudáveis é importante adotar uma rotina de cuidados específica para o local. A seguir, confira quatro práticas que irão ajudar a suavizar os sinais do envelhecimento nas mãos.

1. Hidratação em primeiro lugar

Além de amenizar o ressecamento, a hidratação das mãos proporciona uma textura mais macia e suave. Esse cuidado também é um aliado para manter a tônus da pele.

Para isso, é importante investir em cremes hidratantes específicos para a região. Ativos como a ceramidas, ureia e a niacinamida, por exemplo, promovem uma barreira de proteção para as mãos.

2. Proteção solar para prevenção de manchas nas mãos

Para evitar as temidas manchas que acometem as mãos, é fundamental adicionar o protetor solar na rotina de cuidados. Além de proteger o local dos raios ultravioletas, o cuidado também previne o envelhecimento causado pelo sol.

Esse passo também é uma forma importante de evitar lesões mais graves, como o câncer de pele. Por isso, use protetor solar nas mãos. É fundamental que o produto seja reaplicado a cada três horas ao longo do dia.

3. Faça esfoliação nas mãos

Para remover as células mortas, é importante fazer a esfoliação das mãos. A prática proporciona uma pele mais firme e sedosa.

Para isso, invista em um bom creme esfoliante. Faça movimentos leves no local, pois dessa forma você evita que a pele seja agredida. A recomendação é que a esfoliação aconteça uma vez por semana.

4. Procedimentos estéticos de rejuvenescimento

Caso já existam manchas na região das mãos, hoje é possível tratá-las a partir de procedimentos estéticos. Um dos tratamentos modernos presentes no mercado é o uso do laser Spectra XT®.

O laser é indolor e indicado no tratamento de lesões pigmentares e manchas como o melasma. Dessa forma, o aparelho também possui resultados satisfatórios para as manchas das mãos.

Outro tratamento que aumenta a produção de colágeno e combate os sinais do envelhecimento é a luz pulsada. Indicado para regiões como o pescoço, a luz melhora a aparência de manchas e os sinais da idade.

O procedimento também é indicado em tratamentos para suavizar linhas de expressão e para as rugas finas. Sua ação é indolor e proporciona melhora na firmeza, elasticidade e textura da pele.

Vale lembrar que, antes de realizar qualquer procedimento, é importante consultar com um especialista. Na Clínica Lucas Miranda, você encontra tratamento para o rejuvenescimento das mãos. Faça uma avaliação do seu caso, agende sua consulta aqui!