3 dicas sobre prevenção ao câncer de pele que você precisa saber

câncer de pele prevenção

3 dicas sobre prevenção ao câncer de pele que você precisa saber

O aparecimento de manchas na pele por causa da exposição ao sol nem sempre significa um câncer de pele; porém, é uma situação que merece ser investigada por um especialista.

Mas, além de marcar a consulta no dermatologista, é possível adotar alguns cuidados com foco na prevenção ao câncer de pele e outras doenças relacionadas.

E, sabe qual é a melhor parte? Esses cuidados são tão simples que não vão ocupar nem 10 minutos de sua rotina diária. Gostou da ideia? Então, confira a seguir.

Tenha uma boa relação com o sol

Para quem gosta de tomar banho de sol, é preciso se planejar para curti-lo no horário correto, ou seja, até 10h da manhã ou após as 16h.

Também é fundamental usar protetor solar de acordo com as orientações de reaplicação e áreas do corpo. Algumas pessoas têm a pele do rosto mais oleosa e precisam de um produto adequado para essa característica. Outras podem ter alergias a determinados componentes da fórmula e precisam de um protetor solar específico para suas necessidades.

Roupas com fator de proteção para dias de praia ou piscina, chapéu, bonés e óculos escuros com filtro UV também são boas pedidas para ter uma boa relação com o sol.

Isso vale para todos os dias e ambientes: no trabalho, por causa dos deslocamentos e luzes do escritório, para curtir uma piscina ou praia durante os finais de semana, ou até a neve, durante as férias, já que o reflexo do sol que incide no gelo vai diretamente para a pele (e olhos).

Conheça bem seu corpo

Para notar o aparecimento de manchas e outros fatores atípicos do seu organismo, é preciso conhecer seu corpo. Aliás, a consciência corporal é muito valiosa e vai além da prevenção ao câncer de pele.

Ao conhecer seu corpo, você consegue notar a evolução do seu crescimento, envelhecimento ou qualquer outro processo que se proponha a fazer, como é o caso do emagrecimento, ganho de massa muscular e outras mudanças estéticas.

É importante entender que o aparecimento de manchas nem sempre acontece logo após a exposição ao sol. Muitas vezes, elas só vão começar a surgir na fase adulta, quando acelera-se o processo de envelhecimento da pele.

Assim, alguns minutos frente ao espelho já permitem que você conheça os detalhes do seu corpo e, claro, o ame também. Aproveite esse momento de autoconhecimento!

Conte com um dermatologista de confiança

Essa também é uma dica simples e necessária. É claro que uma consulta dermatológica leva mais do que 10 minutos do seu dia, mas é um investimento de tempo que vale a pena.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um check-up de pele anual para avaliar o aparecimento de manchas, acnes, dermatite atópica, dermatite de contato, eczemas, melasma e outras patologias que podem comprometer a saúde do maior órgão do corpo humano.

Repetindo, só para ficar bem claro: a pele é o maior órgão do corpo humano e, por esse motivo, merece toda sua atenção – e visitas rotineiras ao especialista. Afinal, outras doenças podem externar seus sintomas na cútis, como coceiras, inflamações etc.

Você também pode cuidar da pele de dentro para fora, e não somente pensando na prevenção ao câncer de pele. Alguns alimentos vão hidratar, ajudar a clarear manchas e manter sua tonicidade.

 

Quer saber mais sobre isso? Confira uma lista de alimentos que fazem bem para sua pele e desperte seu lado gourmet para criar receitas deliciosas e saudáveis!