10 dicas para preparar sua pele para o verão

10 dicas para preparar sua pele para o verão

O verão é uma das estações mais esperadas pelos brasileiros – e, principalmente, pelas brasileiras! Dias ensolarados e quentes deixam as pessoas mais leves, sorridentes e com vontade de sair de casa para aproveitar o dia.

Nessa estação são frequentes as idas a praias e clubes, passeios ao ar livre e o uso de roupas mais curtas e cavadas para espantar o calor. Mas nem tudo são flores. É justamente por estarmos mais expostos que precisamos preparar a pele do corpo e do rosto para o verão.

Por que cuidar da pele para o verão?

É comum, durante o inverno, darmos uma relaxada. Devido ao tempo frio, deixamos a academia um pouco de lado, comemos alimentos mais calóricos e fazemos pouca hidratação. Ao término da estação, o corpo vem cobrar a conta: celulite, gordura localizada, pele do rosto e corpo ressecados e sem viço.

É claro que os cuidados devem ser hábito o ano todo, mas, com a aproximação do verão, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, com as altas temperaturas e o clima quente, a pele passa a transpirar mais e produzir mais sebo, resultando em oleosidade e brilho excessivo no rosto.

Caso a pele não esteja preparada adequadamente, os poros podem ser obstruídos. Isso ocasiona o surgimento de acne, rugas e até manchas.

O que a gente deseja nessa época do ano é conforto ao usar roupas que estejam de acordo com a estação. Por isso, se preocupar com a estética da pele não é somente vaidade, mas tem a ver com a elevação da autoestima e do bem-estar.

Veja abaixo 10 dicas para preparar a sua pele para o verão:

1 – Beba água

A água é, sem dúvida, o nutriente mais importante do organismo. Sua falta ocasiona desidratação, fadiga, pele seca, cansaço e o mal funcionamento do intestino, dentre outros problemas.

A ingestão de água é essencial para uma pele saudável não só no verão, mas durante o ano todo. Ela ajuda a prevenir inchaços, torna as rugas menos perceptíveis e deixa a pele mais firme.

Além disso, a água auxilia nos efeitos dos dermocosméticos. O que ocorre é que os cremes atuam na camada mais externa da pele, enquanto o líquido hidrata internamente.

2 – Hidratação da pele

O verão é o momento de abusar dos cremes. Devido à exposição ao sol, algumas partes do corpo podem ficar mais ressecadas e craqueladas, tais como cotovelo, joelho e calcanhar.

Por isso, prefira fórmulas de hidratantes que contenham vitamina E, ureia, silicone e óleo de amêndoa. Elas são indicadas para dar a revigorada que a pele precisa.

3 – Não dispense o protetor solar

Se você faz parte do time que só usa o protetor solar quando vai à praia ou piscina, é melhor rever os seus conceitos. Com o calor que faz no Brasil, esse item deve fazer parte da vida das pessoas durante os 365 dias do ano.

O filtro solar combate o câncer de pele, evita insolação, queimaduras, manchas na pele, flacidez e envelhecimento precoce. O ideal é optar por fatores de proteção acima de FPS30 para atividades externas.

4 – Modere a alimentação

Uma pele bonita e saudável também é resultado de uma boa alimentação. Ou seja, comer bem não é comer muito, mas se alimentar com qualidade.

Por isso, inclua mais frutas, verduras, nozes e sementes em sua refeição. Quanto mais colorido for seu prato, melhor!

Uma dica que vale a pena: reduza ao máximo o açúcar e alimentos processados, pois eles contribuem para o envelhecimento da pele.

5 – Invista em betacaroteno

Para ter uma pele linda e bronzeada no verão, insira em sua dieta alimentos que contenham carotenoides. Cenoura, abóbora, beterraba e mamão contribuem para uma pele mais saudável e bonita.

6 – Mais exercícios físicos

A atividade física é ótima para a saúde, e disso estamos cientes desde o nascimento. O que pouca gente sabe é que seu resultado reflete diretamente na pele.

Durante o treino, o batimento cardíaco e a velocidade de circulação do sangue aumentam, fazendo com que o tecido cutâneo seja irrigado e alimentado. Isso deixa a pele mais corada, com viço, hidratada e com efeito luminoso.

7 – Elimine os vícios

Muitas vezes não nos damos conta, mas a pele precisa respirar. Só que alguns vícios, como cigarro e álcool, reduzem a oxigenação do tecido, agravando problemas como inflamação e ardência.

Moderar na bebida e eliminar o cigarro são fatores que vão te ajudar a ter uma pele mais saudável no verão.

8 – Limpeza de pele

A pele acumula muita sujeira ao longo do tempo: poeira, fumaça, poluição e resíduos de cremes e maquiagem contaminam a camada de proteção, obstruindo os poros e propiciando o aparecimento de bactérias e espinhas.

A recomendação, para esse caso, é a limpeza de pele. Trata-se de um procedimento bastante utilizado na estética, que tem por objetivo remover cravos e impurezas, deixando o rosto renovado, limpo, com brilho e maciez.

A limpeza também remove os miliuns, pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e queratina nos poros.

Quando bem realizado, o procedimento ajuda a estabelecer o equilíbrio da pele seca, normal, oleosa e mista. A limpeza de pele pode ser feita no rosto e em outras partes do corpo, como colo e costas.

9 – Previna sinais do envelhecimento

Nem só cremes e loções combatem e previnem os sinais do envelhecimento. Com o avanço nos tratamentos, é possível deixar a pele mais bonita com o Ultraformer III, um ultrassom que emite energia de alta intensidade.

Ele aquece a pele até a fáscia muscular, estimulando a produção de colágeno em pontos superficiais e profundos. Com isso, há uma alta produção de fibras que promovem contração local e firmeza, melhorando a estruturação do contorno facial e remodelando o corpo.

O Ultraformer III é indicado para:

  • Tratamento de gordura localizada;
  • Diminuição da flacidez submentoniana e facial;
  • Lifting facial não invasivo;
  • Tratamento de rugas;
  • Rejuvenescimento facial;
  • Flacidez nas pálpebras;
  • Remodelação do contorno corporal.

10 – Preenchimento cutâneo

Se você quer ficar com a pele bonita para o verão, ainda está em tempo de fazer preenchimento facial. Essa é uma técnica utilizada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes.

A estética nasal também pode ser aperfeiçoada com essa técnica, através da rinomodelação ou rinoplastia não-cirúrgica.

O processo de preenchimento consiste na injeção de ácido hialurônico sob a área a ser tratada, elevando-a e melhorando o relevo cutâneo. Isso ocorre porque o ácido se acomoda nas camadas da pele, melhorando não só as rugas como, também, a hidratação da derme.

Se você deseja saber mais sobre tratamentos estéticos que vão preparar sua pele para o verão, entre em contato com a gente e agende sua consulta. Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários e eu respondo assim que puder!