O suor excessivo é o resultado da ação das duas diferentes glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas. As glândulas écrinas, encontradas em todo corpo, são responsáveis pelo equilíbrio da temperatura corporal, enquanto as apócrinas, localizadas principalmente nas axilas e na área genital, produzem o suor gorduroso e causador do mau cheiro.

Hiperidrose Axilar em BH

A hiperidrose Axilar caracteriza-se pelo suor excessivo além das necessidades fisiológicas. Estima-se que essa condição afete 3% da população. O suor excessivo não é uma doença, pois não causa mal estar físico. Seus sintomas afetam apenas o convívio social. A hiperidrose Axilar pode ser motivo de preconceito por quem não conhece suas causas. Devido ao grande incômodo causado pela hiperidrose, existem diversos estudos que buscam encontrar alternativas para essa condição.

Tópicos: Existem diversas medicações tópicas no mercado que auxiliam a diminuir o suor, como soluções com 12% até 20% de sais de alumínio. O alumínio é responsável pela obstrução controlada e temporária do ducto glandular, podendo ser um método efetivo, mas que pode promover irritação cutânea, principalmente axilar, além de poder perder eficácia com o tempo.

Oral: Tratamento oral com uso de anticolinérgicos, como o cloridrato de oxibutinina, que podem ser utilizados sozinhos ou combinados. Entretanto, poucos estudos foram realizados demonstrando eficácia, além de apresentar, como efeito colateral, boca e olhos secos, perda no controle da bexiga urinária e alteração da peristalse gástrica (intestino preguiçoso).

Cirurgia (Simpatectomia transtorácica): Cirurgia realizada com anestesia geral e em ambiente hospitalar. Com o auxílio de uma câmera e de um eletrocautério, o cirurgião penetra na caixa torácica, cauterizando o nervo responsável pelo estímulo nervoso simpático das glândulas. Trata-se de procedimento cirúrgico invasivo, que apresenta riscos, como a sudorese compensatória em outros locais do corpo

Medicamentos injetáveis localmente: Existem medicamentos que conseguem um bloqueio da secração das glândulas sudoríparas. É um procedimento realizado no consultório médico, sem riscos de efeitos colaterais ou de desconfortos. Não causa sudorese compensatória em outros locais do corpo! A durabilidade é de 12 a 18 meses.

Tratamento disponível em Belo Horizonte na Clínica do Dr Lucas Miranda

Assista ao nosso vídeo sobre hiperidrose: http://www.clinicalucasmiranda.com.br/suor-em-excesso/

Marque já sua avaliação.