Calvície e quedas capilares. Esse são temas muito comuns nos consultórios dermatológicos.

Existem tratamentos inovadores que conseguem entregar alta eficácia.

Antes de tudo, há uma questão que eu gostaria de pontuar: O correto diagnóstico é crucial para o sucesso do tratamento. Para tratar de forma efetiva, antes precisam investigar e definir a causa.

Em mulheres as principais causas são as carenciais, carência de ferro ou qualquer outra vitamina. Uma investigação profunda é sempre válida.

Nos homens a principal causa de queda capilar é a alopecia androgenética, que é a calvície. Apesar de menos frequente, ela também pode estar presente nas mulheres.

Repito: é preciso investigar, pois a partir do diagnóstico poderemos traçar toda a estratégia terapêutica.

Outro ponto que gostaria de levantar é que muitos pacientes nos procuram no consultório já em auto-medicação com algum complexo multivitamínico que viu na internet, ou que assistiu na televisão. Isso não é adequado. Pode não funcionar para o seu caso ou até apresentar efeitos adversos.

Hoje em dia a medicina tem avançado a passos largos. Dispomos de medicamentos orais que são eficazes, com mínimos efeitos adversos. Temos tecnologia, equipamentos modernos, sejam à base de laser, ultrassom, infravermelho, que conseguem estimular o bulbo e o folículo piloso.

Existem também infusões medicamentosas, a famosa mesoterapia, na qual aplicava-se no couro cabeludo medicamentos que estimulavam o crescimento capilar. Hoje em dia existe um tratamento similar a esse, que seria uma evolução da mesoterapia, que é o MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele – na qual um aparelho eletrônico que dispõe de várias agulhinhas retrateis iria infundindo medicamentos em todo o couro cabeludo.

Quais medicamentos seriam esses? Isso depende do diagnóstico: cada causa de queda capilar demanda um tratamento específico e um medicamento específico.

Procure o seu dermatologista para um diagnóstico adequado e a partir daí um tratamento adequado para o seu tipo de queda capilar.

Forte abraço,

Dr. Lucas Miranda